Marketing de Rede: saiba como funciona esse novo tipo de marketing

Marketing de rede - Fonte: Pexels

O marketing de rede ou network marketing, em inglês, é um novo modelo de marketing que vem ganhando espaço no mercado. Esse modelo alia o marketing com as vendas como um único processo. Confira a seguir o que é o marketing de rede e como ele funciona no Brasil.   

O que é marketing de rede? 

O marketing de rede é baseado em um modelo em que uma pessoa independente irá realizar as vendas. Basicamente, ele se caracteriza como um trabalho remoto, com horários mais flexíveis e uma equipe de vendedores formada por um líder que irá obter o comissionamento dessas vendas. Assim, uma pessoa cria uma rede de vendedores que irão ajudar a aumentar o faturamento. Assim, ocorre uma distribuição em que cada vendedor irá receber o lucro por meio da sua própria equipe.  

Dessa forma, ocorre retorno tanto das vendas diretas quanto das revendas realizadas pela rede de contatos. Assim, o sistema recebe o nome de marketing de rede em múltiplas camadas, pois os revendedores também podem montar a sua própria equipe. Além desse modelo, existe o de uma única camada, em que existem apenas uma linha de revendedores.  

Esse tipo de marketing lembra o funcionamento do marketing de afiliados, em que ocorre uma terceirização do serviço. O que consequentemente aumenta o alcance da marca e auxilia o marketing.  

Como funciona 

A base é a mesma que de uma venda convencional, contudo ao invés dos pontos de vendas serem as lojas, eles são as pessoas. Portanto, é como se a loja tivesse mais distribuidores, assim existirão dois caminhos até o consumidor: da empresa para o consumidor, da empresa para o revendedor e do revendedor para o consumidor.  

No brasil, o exemplo mais comum que se tem da utilização desse modelo é no mercado de cosméticos. Em que uma pessoa faz uma compra de produtos inicial e revende para seus clientes, sendo que a mesma pode ser feita de forma convencional ou on-line. Assim, cada vez que uma venda é concluída, ele irá receber uma porcentagem em cima.  

Após isso, a pessoa pode montar a sua própria equipe e ir montando a sua rede de contatos. Assim, os revendedores da equipe trarão um retorno para o líder. De forma que quanto mais pessoas comporem a sua equipe, maior será o lucro.  

Quer saber mais sobre marketing? Então não deixe de conferir como começar no marketing digital