Como ter um site imobiliário de destaque

A disputa por cada espaço nas buscas do Google, e na internet como um todo, vem se tornando cada vez mais acirrada entre as imobiliárias e corretores de todo o país.

Atualmente não basta mais simplesmente ter um site para divulgar seus imóveis. Este precisa ser atrativo, de fácil utilização e, principalmente, estar bem colocado nos motores de busca, para que seu potencial cliente te encontre antes do que o seu concorrente.

Mesmo neste cenário, algumas imobiliárias e corretores insistem em erros básicos que, em um primeiro momento, podem parecer inofensivos, mas que com o tempo vão contribuir negativamente na disputa pelo público.

Por isso, hoje vamos ver alguns pontos para se atentar na construção do seu site que, por mais simples que sejam, fazem grande diferença no resultado final de desempenho e podem te trazer muito mais clientes.

Palavras-chave
Boas imagens
Banners atrativos
Site responsivo
Identidade visual

Palavras-chave

A base de toda a busca por imóveis (ou qualquer conteúdo) na internet se dá por meio de palavras-chave. O usuário irá pesquisar pelo que lhe interessa e seu site, de acordo com a adequação à esta busca, ficará melhor ou pior colocado.

Por isso, no momento de configurar seu site e inserir as informações do mesmo é preciso ficar atento às palavras utilizadas. No caso de corretores e imobiliárias, é interessante, por exemplo, reforçar a cidade ou região atendida ou os tipos de imóveis negociados.

A utilização destas palavras-chave em seu site pode se dar de duas formas distintas. Uma delas é no conteúdo que você adiciona ao mesmo, seja ele o texto de apresentação do negócio, ou conteúdos postados regularmente. Outra forma é justamente no painel de configuração do site. Nele, busque pelo local indicado para a inserção destas palavras-chave.

Imóvel Integrado

Boas imagens

Uma das coisas que mais frustra visitantes de sites imobiliários são imagens de baixa qualidade, ou que não são capazes de retratar tudo o que precisa ser visualizado para a tomada de decisão na negociação de imóveis.

É possível valorizar muito os imóveis anunciados utilizando fotografias de qualidade. A primeira impressão conta muito neste ramo, então este contato inicial deve instigar a vontade de, pelo menos, conhecer pessoalmente o imóvel. Um trabalho bem feito neste sentido pode transportar o usuário do site para um cenário em que ele já se imagina morando ali, ou realizando um bom investimento.

Por isso, sempre que for adicionar um novo imóvel ao seu site, tenha o cuidado de fotografar todos os detalhes relevantes, os cômodos anunciados e os principais destaques. Utilize, pelo menos, um celular com câmera de qualidade (uma câmera profissional ou semi-profissional seria o ideal) e sempre tire fotos na horizontal.

Banners atrativos

Dentro do seu site você pode destacar algumas condições especiais, ofertas, lançamentos. Para que esta estratégia seja bem-sucedida, a utilização de banners de qualidade é fundamental.

Portanto, ao inserir banners em seu site, tome o cuidado para que ele não atrapalhe a navegação no mesmo, além de chamar a atenção para o que se deseja divulgar. Para isso, seja direto ao transmitir a mensagem, utilize sempre um botão chamando para a ação e foque em imagens que, por si só, já deem a entender sobre o que se trata a divulgação.

Site responsivo

Ter um site responsivo, hoje em dia, já deixou de ser um diferencial para se tornar praticamente uma obrigação para quem quer se destacar na internet. E isto vai muito além da questão estética.

Primeiramente, o Google já analisa se um site é responsivo no momento de definir em qual colocação ele aparecerá em uma busca, dando preferência àqueles cujos layouts se adaptam aos dispositivos móveis.

A utilização de modelos responsivos também se faz importante para facilitar a vida do usuário que visita seu site via smartphones ou tablets. Quando um site não se adapta, a navegação no mesmo é muito mais difícil, e a chance de o usuário desistir de continuar buscando algo nele é maior. Resumindo, você perde um potencial cliente.

Identidade visual

Por fim, a forma com que a identidade visual do seu negócio é aplicada ao seu site pode fazer muita diferença na percepção que usuários terão sobre como é o seu trabalho e qual o nível de qualidade que você entrega.

É necessário se preocupar com pequenos detalhes para que esta identidade visual, aliada com o que já citamos acima, transmita uma mensagem de profissionalismo e de confiança.

Preocupe-se com a forma com que o logotipo está disposto, se há contraste com o que está por trás, se as imagens de fundo estão alinhadas com o que você entrega, se as cores utilizadas, além de agradáveis a quem vê, tem ligação com a sua empresa, entre outros pontos.

O importante é unir todos estes elementos de forma a conduzir o usuário para a melhor experiência possível em seu site, sem problemas em encontrar o que se procura e sem qualquer tipo de poluição visual. O foco sempre deve ser apenas um: o imóvel.