Como disseminar a cultura organizacional na empresa

Como disseminar a cultura organizacional na empresa

É comum vermos empresas com funcionários desmotivados e sem nenhum alinhamento com a ideia de negócio. Normalmente são colaboradores que pensam apenas em si mesmos, e entendem que entregar o mínimo de trabalho solicitado já é o suficiente.

O motivo para esta situação pode estar na falha ao disseminar, para toda a equipe, a cultura organizacional da empresa, ou seja, o conjunto de crenças, valores, atitudes e normas que traduzem a essência da empresa e o que ela deseja transmitir ao mercado.

Quando toda a equipe está envolvida neste processo e trabalha baseada nesta cultura, surge nos colaboradores um sentimento de dono, onde há a consciência que o trabalho de cada um interfere no resultado final, e também que as conquistas da empresa são conquistas para todos.

Existem alguns modos de facilitar esta disseminação da cultura organizacional por toda a empresa e você pode colocar tudo em prática de forma prática e sem a necessidade de se investir muitos recursos.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores

Missão, Visão e Valores

O primeiro passo para difundir acultura organizacional é ter bem definidas as diretrizes estratégicas da empresa, de modo que todos saibam porque o negócio existe, onde se quer chegar,e quais são as bases para se alcançar os resultados.

Hoje em dia já não basta dizer que o objetivo de uma empresa é apenas vender determinado produto ou serviço e daí obter lucro. A nova realidade na sociedade pede que as empresas mostrem um objetivo mais amplo, ou seja, qual impacto ela pretende causar em determinada área, público ou setor. Daí surge a missão da empresa.

Com base nesta ideia, é necessário determinar, em um intervalo de tempo, como tal empresa pretende estar, seja com relação às finanças, ao quadro de funcionários, ao reconhecimento do público ou à comparação com a concorrência. Podemos dizer que é a “meta geral” da empresa,a sua visão, que será para onde convergirão todas as ações.

E para se alcançar os resultados desejados, empresa e colaboradores devem apresentar certas características que endossem a missão da empresa. Deve-se agir de forma conjunta, apresentando os mesmos ideais, os mesmos valores. Isto faz com que a “engrenagem” que é a empresa rode com mais facilidade e eficiência.

A partir do momento que uma empresa tem missão, visão e valores bem definidos, fica mais fácil difundir a cultura organizacional, pois o modo de trabalho na empresa passa a ser padronizado para o atingimento de um mesmo objetivo, com base nas mesmas crenças.

Comunicação Interna

Para difundir a cultura organizacional de uma empresa de forma eficaz é necessário um bom trabalho de comunicação interna, utilizando as formas que mais serão vistas pelos colaboradores.

Você pode ter certeza que em qualquer empresa haverá um meio de comunicação interna. O que acontece é que muitas das vezes ela ocorre de forma descontrolada, por meio de boatos e fofocas. É a chamada “rádio-peão”.

Quando a empresa estabelece meios de comunicação interna eficazes, cria-se um canal onde as informações são transmitidas de forma padronizada e correta. E isso vale para a cultura organizacional, pois tudo é comunicado de forma a conduzir a equipe para o objetivo da empresa.

Lembre-se, também, de que é necessário mais do que informar, mas também ouvir os colaboradores. Você não conseguirá mensurar a eficiência das suas estratégias relacionadas à cultura organizacional se não receber o feedback da sua equipe.

Melhoria Contínua

Dificilmente uma estratégia terá total sucesso se o empreendedor não parar em alguns momentos e realizar uma análise interna das ações e dos resultados obtidos, visando a melhoria contínua.

Algumas ações, com o tempo, podem se tornar obsoletas e perder sua efetividade. Ao mesmo tempo, outras ideias podem surgir, trazendo melhores resultados. Esta dinamicidade faz com que a difusão das ideias de cultura organizacional seja mais fácil.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online