4 dicas para quem quer abrir uma franquia de sucesso

Franquias - Fonte: Pixabay

Para quem tem interesse em abrir um negócio, mas não tem uma ideia fixa ou apenas quer realizar um investimento que tem mais chances de retorno, abrir uma franquia pode ser uma ótima opção. Além de ser um retorno mais seguro que um negócio novo, a franquia traz algumas comodidades. Porém antes de querer investir, é preciso ter em mente alguns pontos para garantir o sucesso do seu negócio. Confira a seguir 4 dicas para quem quer abrir uma franquia de sucesso.  

1. Escolha um negócio que combine com seu perfil 

Primeiramente é preciso saber com que tipo de negócio você quer trabalhar. Hoje em dia existem diversas franquias famosas, principalmente no ramo alimentício e de cosméticos, como Starbucks, Burguer King, Boticário, Natura, etc. Escolha algo que você goste de trabalhar e se tiver experiência com o produto melhor ainda. Tenha em mente que talvez você tenha que trabalhar aos finais de semana dependendo do tipo de franquia, assim como substituir funcionários, afinal você será o dono do negócio. 

2. Conheça a franquia 

Um ponto muto importante é conhecer a franquia, saber como ela funciona, qual o tipo de público que ela chama mais atenção, além de quantas franquias abertas ela já possui. Isso pode auxiliar na estratégia de planejamento, saber quanto investimento inicial será necessário, números de funcionários e até mesmo se ela realmente terá sucesso no lugar onde você pretende abrir. Como o número de franquias é bem alto hoje em dia, após definir em qual área se quer trabalhar é possível realizar uma pesquisa de diferentes marcas e decidir baseado em popularidade, valor, tipo de público, concorrência, etc.   

3. Saiba sua capacidade financeira 

Quanto mais famosa uma franquia é no momento maior será o investimento para obter ela. E além do valor para ter os diretos de abrir a franquia você terá que ter um capital para manter o negócio até começar a ganhar o lucro. Portanto, é preciso verificar a capacidade financeira que se tem para obter a franquia e mantê-la. Claro que franquias já bem estabelecidas contam com maiores chances de dar certo de que marcas com poucas franquias ou que ainda estão no início. Dessa forma é preciso avaliar o risco caso queira se ter um investimento inicial menor. 

4. Escolha bem seu ponto comercial 

Caso seja uma franquia física, o ponto comercial pode ser a diferença entre o sucesso ou não do seu negócio. Pesquise que tipos de comércios e negócios se dão bem na região, qual o melhor ponto estratégico, o fluxo de pessoas, concorrência, etc. Ter concorrência no ponto nem sempre é um ponto negativo, afinal você poderá utilizar o fluxo de clientes a seu favor. Contudo, é preciso destacar o seu diferencial e o que você tem a oferecer que seus concorrentes não têm.