Fluxo de Caixa: o termômetro da saúde do seu restaurante

Um bom controle do fluxo de caixa da sua empresa é o que determina se você continua no jogo ou se está fora.

Gerir um fluxo de caixa é uma tarefa complicada para qualquer empresa, não importa o ramo. Quando o assunto é restaurantes, a atenção deve ser em dobro. Afinal, são muitas as entradas e saídas de pontos diferentes e que exigem muita atenção do administrador.

É por meio do fluxo de caixa que é possível controlar a saúde da empresa. É preciso ter um conhecimento exato dos valores de entrada e saída. Atenção: valores exatos. Se você tiver apenas uma noção, isso pode arruinar o seu negócio, mesmo com seu restaurante lotado todos os dias.

Essa gestão do fluxo de caixa pode ser feita de várias formas. O importante é você encontrar qual método de registro se ajusta à sua empresa. O mais utilizado é o gerenciamento por meio de um Sistema de Gestão para Restaurantes. Esse sistema é uma ferramenta que auxilia o administrador a gerenciar o seu negócio de forma organizada, prática e eficaz.

Com esse sistema, é possível controlar os pagamentos de todas as despesas gerais do seu restaurante e monitorar as saídas. Além disso, alguns contam com a opção de comanda eletrônica e você consegue registrar todas as entradas. Assim, poupa aquele monte de papelzinho e oferece uma experiência mais agradável ao seu cliente.

O controle do fluxo deve ser diário e é preciso checar todos os cadastros veiculados à sua empresa, como dinheiro em espécie, taxas de cartão e contas bancárias. Isso requer muita atenção e paciência. Os valores devem sempre bater. Por meio da automatização de parte desse processo, as chances de algum erro acontecer são bem menores.
Uma outra vantagem do uso do sistema é que ele emite relatórios para você. Seja o resumo do caixa, controle de estoque, vendas ou gastos. São informações importantes e muitos valiosas que te ajudam a mensurar os processos do seu negócio. Assim, você encontra quais são os maiores gastos, quais produtos são os menos vendidos e muito mais.
Vale a pena usar a tecnologia a seu favor para controlar melhor a sua empresa e encantar os seus clientes.

 

 

 

 

software-restaurante-bar-lanchonete