Como aumentar a sua rentabilidade

Como aumentar a sua rentabilidade

Podemos definir rentabilidade como o retorno do investimento feito inicialmente em um negócio, ou seja, o quanto você obteve de ganho em relação ao investimento inicial.

Este conceito é útil para analisar o quanto sua empresa é eficiente com relação aos seus processos, para fazer com o que o investimento realizado renda o máximo de capital e propicie a continuidade do empreendimento.

Imagine uma empresa cuja rentabilidade não vai bem. A partir de determinado momento seu proprietário pode perceber que será mais vantajoso direcionar seu capital em outros investimentos do que manter o funcionamento do negócio.

Existem alguns pontos relevantes que podem determinar uma boa rentabilidade para a sua empresa. Normalmente eles estão envolvidos em redução de custos e aumento de receita. Vamos ver alguns destes pontos.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Reveja custos fixos e variáveis

Um dos grandes vilões para a rentabilidade está na formação do preço, que está intimamente ligada ao conhecimento de todos os custos fixos e variáveis envolvidos em seu negócio.

Para precificar seus produtos ou serviço você deve conhecer bem os custos envolvidos nos seus processos, e não pode negligenciar aqueles que, mesmo indiretamente, estão presentes, como as contas referentes à infraestrutura (luz, água, telefone, etc.)

Quando você erra na precificação, é necessário um esforço muito maior para atingir um nível de faturamento que garantirá sua rentabilidade. E isso só é percebido depois de algum tempo, onde as contas passam a não fechar.

Fidelize clientes

Fidelizar clientes é uma ótima forma de economizar na área comercial da sua empresa. Conquistar um novo cliente pode custar muito mais do que manter os atuais em sua carteira, por isso deve-se ter esta atenção.

Para garantir esta fidelização você pode investir em um pós-venda efetivo. Ao acompanhar seu cliente após a finalização de negociação é a melhor forma de garantir sua satisfação, pois ele percebe que pode contar com você em caso de necessidade, e sua empresa também pode perceber com mais agilidade se algo não está saindo como esperado.

Reduza seus custos

Como dito acima, a redução de custos está intimamente ligada ao aumento da rentabilidade na sua empresa. Mas esta redução de custos deve ser feita de maneira inteligente, sem prejudicar o funcionamento da empresa e suas estratégias.

Para reduzir custos você não precisa reduzir investimentos em marketing, ou na área comercial, desde que estes estejam dando certo. Você pode cortar gastos evitando desperdícios, ou buscando alternativas para reduzir impressões, para telefonemas, negociando com fornecedores, etc.

Boa parte dos custos que impactam no seu resultado de lucratividade podem estar relacionados com o dia a dia da empresa e, com medidas simples, podem ser reduzidos e causar impacto positivo.

Tenha informações precisas

Nenhum cálculo, projeção ou planejamento pode ser feito se você não tem em mãos números corretos e confiáveis sobre a parte financeira da sua empresa.

Desta forma, tenha à sua disposição meios para gerenciar, organizar e analisar tais informações com facilidade e em tempo real. Sistemas de gestão integrados são a melhor opção para este controle.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores