Como os carros do ano impactam a minha oficina?

2020 foi um ano de grandes surpresas para as oficinas e concessionárias. A pandemia do novo coronavírus afetou o setor profundamente, registrando o patamar mais baixo de vendas de carros em catorze anos. Além disso, a persistente crise econômica ainda impede que muitos brasileiros invistam em um novo veículo no momento.


No entanto, a indústria automobilística já mostra sinais de recuperação, e os lançamentos são em parte responsáveis por dar uma nova “guinada” no estagnado cenário interno. E como qualquer mecânico ou proprietário de oficina sabe, no Brasil, a premiação que dita o tom do mercado é o Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte.


Dentre as principais categorias de ganhadores, tivemos a imbatível Fiat Strada como Picape do Ano; como Carro Verde do Ano, o Porsche Taycan, seguido da BMW X6 como Carro Super Premium do Ano, dentre outros. Resultado mais esperado do evento, o prêmio de Carro do Ano, foi para o SUV Volkswagen Nivus.


Novidade da Volkswagen, ele teve 16.242 unidades foram vendidas só em 2020, o que não é um pequeno feito. Estamos vivendo uma pandemia global que afetou drasticamente o comércio de carros, mas só durante a pré-venda do modelo, 1.200 unidades foram comercializadas… em apenas sete minutos.


Os dados são promissores e impactam diretamente oficinas e mecânicos ao redor do país. Como especialistas na área, são eles os profissionais responsáveis por se manter atualizados sobre as constantes evoluções tecnológicas e novidades do ramo.

Dessa forma, é possível compreender as especificidades de cada veículo, até mesmo de modelos recentes como o Nivus, e oferecer um atendimento melhor, mais ágil e personalizado. E, como era de se esperar, a nova frota de veículos premiados vem monopolizando a atenção do consumidor e a busca por experts no assunto tem se intensificado ainda mais.


Afinal, quando um mecânico está seguro do que faz, ele obtém a confiança do cliente e, mais importante ainda, sua fidelidade. Manter este bom relacionamento e constante capacitação é imprescindível para garantir a relevância de uma oficina e, como os números indicam, o mercado parece estar pronto para se reerguer após o baque do último ano. Resta saber, por outro lado, se haverá profissionais suficientes para atender a crescente demanda.