Dicas para controlar o fluxo de caixa da sua empresa

controle de fluxo de caixa

Para que a gestão de uma empresa seja vista como eficiente, ela precisa necessariamente de uma boa organização. O primeiro ponto essencial que seja bem monitorado é o setor financeiro.

Em vista disso, o fluxo de caixa, tido como uma ferramenta do setor financeiro, é de extrema importância que seja monitorado. Isso porque essa ferramenta viabiliza o controle de entrada e saída de dinheiros da empresa, e essa movimentação de capital é analisada de acordo com um determinado período de tempo.

Com o fluxo de caixa bem gerido, a organização de gastos, bem como a gestão do setor financeiro no geral, fica mais facilitada.

Como controlar o fluxo de caixa

Primeiramente, é importante que todas as movimentações, de toda ordem, seja registradas. Desde valores altos, até valores ínfimos, é interessante que sejam registrados para que, no futuro, o desperdício e mau uso de dinheiro sejam evitados.

É também importante que todas as movimentações financeiras sejam classificadas por categorias. Esse método de controle facilita na hora de identificar quais foram os ganhos e gastos, de onde vem e para onde vão.

Na hora dessa categorização, se for possível, não coloque apenas duas categorias como “entrada” e “saída”. A dica é que tenha, pelo menos, a descrição de como foram usados os valores monetários, bem como sua origem.

Outra forma importante para que o fluxo de caixa seja controlado é fazer a verificação desse fluxo todos os dias. Afinal, ninguém gosta de surpresas desagradáveis, e se o fluxo de caixa for verificado todos os dias, isso poderá ser evitado. Além de que, esse costume pode auxiliar no planejamento, seja em momentos bons ou ruins da empresa, um fluxo de caixa monitorado diariamente traz maiores seguranças ao negócio.

O planejamento do estoque também interfere diretamente para o controle do fluxo de caixa. É bastante comum que o estoque seja um capital parado, que não gera renda e nem juros.

Um estoque bem controlado e monitorado auxilia a empresa a entender quanto poderá investir para repor esse estoque, e quando esse investimento poderá ser feito. Portanto, o controle do estoque poderá auxiliar a prever os próximos investimentos a serem feitos.

A última dica que consideramos muito importante para manter um fluxo de caixa sempre em dia e controlado é a utilização de ferramentas tecnológicas para isso. Para tanto, a indicação é o Nuvem Gestor, um software inovador desenvolvido para gerenciamento e administração financeira de empresas.

Ele, além de monitorar fluxo de caixa, conta com várias outras ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores, como controle de estoque, ordem de serviços, cálculo de comissões por setores, entre vários outros.