A Importância de Qualificar seus Fornecedores

Uma das primeiras etapas para uma boa produção ou prestação de serviço é ter em mãos matérias-primas com uma qualidade que atenda às necessidades da sua empresa e proporcionem um resultado final conforme a expectativa do cliente. Esse é um dos motivos para se atentar à qualificação de seus fornecedores, mas não é o único. No post de hoje explicaremos melhor como e porque avaliar bem seus fornecedores.

Parâmetros básicos de qualidade

Primeiramente você já deve ter em mente dos requisitos mínimos que qualquer matéria-prima ou insumo deve ter para que seu produto ou serviço tenha a qualidade desejada. Estes parâmetros variam muito entre os tipos de negócios, por isso você deve conhecer muito bem seus processos. Em alguns casos é bom ter a ajuda de seus funcionários que lidam diretamente com o uso da matéria-prima, pois são eles que sentem, no dia-a-dia, a diferença entre produtos de boa e má qualidade.

Prestação do serviço

Se você encontrou um fornecedor com produtos de qualidade, agora deve se atentar à forma com que esta empresa te entregará o que foi solicitado. Nesta parte temos, por exemplo, o cuidado com o prazo de entrega para que o mesmo tanto seja adequado ao prazo em que você pode manter um estoque quanto se o mesmo será respeitado pelo fornecedor. Também é necessário verificar se o transporte será de forma a manter a integridade da matéria-prima, seja por questão de temperatura, fragilidade, impacto, etc. Outro ponto que pode ser observado é o atendimento, em casos onde você ou um de seus funcionários pode ter dúvidas sobre o uso do produto, a entrega, e se o fornecedor será capaz de atender o que você precisa. E, além destes exemplos, o mais importante talvez seja a reputação da empresa no mercado, sobre entrega e qualidade dos produtos.

Estabilidade financeira

De nada adianta um fornecedor conseguir ótimos produtos para sua empresa, te suprir por um certo tempo e, depois disso tudo, abrir falência ou deixar de fabricar aquela linha em específico. Por isso é extremamente importante pesquisar com antecedência o histórico financeiro desta empresa, se há indícios de que ela passa por dificuldades financeiras para que, depois de certo tempo, seu negócio fique sem estoque de alguma matéria-prima.

Cotação

Existem várias regras utilizadas pelas empresas para a cotação de compra de produtos ou serviços. Normalmente se recomenda levantar os preços em três fornecedores diferentes e, de acordo com parâmetros como os citados acima, se escolhe uma delas. Mas na parte financeira outros fatores pesam além do preço. Deve-se observar as condições de pagamento fornecidas, possíveis créditos e ações corretivas em caso de devolução. Observando isso, temos que nem sempre o melhor preço vencerá as cotações.

Estes são apenas alguns parâmetros que podem ser utilizados na qualificação de seus fornecedores, mas sua empresa pode criar outros de acordo com suas necessidades. Mas, sejam quais forem os parâmetros, é importante não ser dependente de um só fornecedor. Isto pode trazer prejuízos financeiros por dificuldade em negociações e, em caso de falha deste, você correrá sérios riscos em atrasar seus processos por falta de matéria prima.

Por fim, tenha sempre bem organizados os contatos de seus fornecedores, seus dados e informações, para que não tenha problemas em entrar em contato quando for preciso. Para isso, sua oficina, imobiliária ou qualquer outro negócio pode contar com o auxílio de um software de gestão empresarial, que facilitará muito este e outros processos.

O que achou das nossas dicas? Agora você está pronto(a) para qualificar seus fornecedores? Conte para nós pelo comentário.

 

nuvem-gestor