Empresa inadimplente: como sair das dívidas?

Homem abrindo carteira vazia.
(Foto: Unsplash)

Em um cenário associado parcialmente à pandemia que se iniciou em 2020, atualmente há um grande número de inadimplências no Brasil, tanto de empresas, quanto de consumidores. Segundo dados colhidos pela Serasa, o número de empresas endividadas no Brasil foi recorde no mês de abril de 2023. Se este é o caso da sua empresa, saiba que trouxemos dicas para organizar as finanças do negócio, enfrentar esse momento e sair por cima. Confira.

Qual o valor real da dívida?

Embora, ao se perceber endividado, um empresário pode se deixar levar pela angústia, há caminhos efetivos para retomar o controle das finanças. E, a primeira ação deste caminho é calcular o valor real da dívida. Desse modo, fantasmas podem se dissipar e você pode se preparar para lidar com as dívidas.

Não se esqueça de de anotar o valor, para qual instituição é, a taxa de juros, se é viável amortização ou não, entre outros.

Defina quais gastos podem ser cortados

Após saber quanto a empresa deve, é hora de cortar gastos. É importante saber quais gastos podem ser cortados, por serem supérfluos ou desnecessários. Ou, ainda, aprender a identificar como reduzir os gastos já existentes.

Ou seja, se há café na empresa, talvez seja a hora de encontrar uma marca mais em conta. Ou, ainda, economizar em luz, água e gás, na empresa.

Caso a dívida seja com os fornecedores, também é importante verificar as condições de uma negociação do valor da dívida ou das condições de pagamento.

Calcule separadamente as finanças empresariais e pessoais

Além disso, é vital que o empreendedor calcule separadamente as finanças pessoais e as finanças da empresa. Desta forma, poderá visualizar qual a situação da empresa sem se deixar abalar pelas despesas cotidianas. Logo, é importante adotar também uma medida: definir o valor mensal que poderá ser retirado da empresa.

Definindo, assim, seu salário como empreendedor, esta sangria não deverá ultrapassar os limites para manter um caixa na empresa. Consequentemente, terá mais clareza do manejo financeiro relacionado à empresa e relacionado à vida doméstica.

Nesta linha, é interessante ter uma conta bancária da empresa. E, em todo caso, se ainda não tiver sido feito, organizar um planejamento financeiro para sair da dívida fará toda a diferença. Neste caso, anote todas as despesas, o faturamento, deixe um espaço e um dinheiro para imprevistos e faça tanto um planejamento para sua empresa como para sua casa. Trabalhando com as finanças de modo separado, mas sabendo que uma pode impactar na outra, será mais fácil se organizar para se livrar das dívidas.