Sales Forecast: o que é e como implementar na empresa?

sale forecast (Fonte: Pixabay)
sale forecast (Fonte: Pixabay)

Os problemas de fluxo de caixa interferem diretamente na segurança financeira de uma empresa. Venha conosco conhecer o que é a estratégia de Sales Forecast e como implementar a projeção de vendas no seu negócio.

Imediatamente dentro de uma organização, assim como é observado na vida pessoal, o descontrole financeiro é um dos maiores desafios a serem enfrentados. Ainda por cima, quando não resolvidos, se tornam graves problemas, como a incapacidade de desenvolver planos de metas com prazos médios e longos e o endividamento do negócio.

Contudo, existe uma forma segura de evitar todos os processos listados anteriormente: implementando o sales forecast. Para saber mais sobre o assunto, leia até o final e acesse o Blog Mundo Mídia.

O que é sales forecast?

Vindo do termo em inglês que significa “projeção de vendas”, sales forecast nada mais é do que a capacidade de um negócio de prever o volume de transações comerciais dentro de um negócio, por um período específico de tempo.

Com isso, podemos dizer que essa projeção de vendas se concentra em dois principais focos: o quanto será faturado e quando isso irá acontecer. Ademais, esses valores são previstos a partir de cálculos matemáticos específicos para isso.

Como calcular o sales forecast?

No cálculo do sales forecast é essencial a estimação de quanto cada prospect (clientes em potencial) se relaciona com os vendedores do seu negócio a fim de gerar uma receita.

Simultaneamente, é indispensável que se estabeleça prazos para a efetivação do rendimento. Em suma, para calcular o sales forecast necessita-se de:

  • valor investido por cada prospect;
  • tempo necessário para venda ocorrer;
  • quantos leads entrarão no funil de vendas;

Com esses valores em mente, a conta a ser realizada para encontrar o Sales forecast é:

previsão de vendas = quantidade estimada de clientes X valor médio das compras dos clientes

Como fazer sales forecast de vendas?

Para implementar o sales forecast é necessário dominar o processo comercial de vendas do seu negócio, sempre baseado em dados e métricas para tal. 

A implementação do sales forecast está relacionada diretamente com a divisão dos processos de vendas entre as seguintes etapas:

  • pesquisa;
  • prospecção;
  • apresentação e discurso de vendas;
  • negociação;
  • fechamento do negócio;

A partir dessas etapas é possível que o gestor observe quais leads realmente efetivaram as suas compras ou em que parte do funil de vendas ele desistiu. Gerando, posteriormente, um percentual de oportunidades que foram geradas.