Orçamento de vendas: por que e como fazer um para seu cliente

Caixa com uma pessoa fechando uma venda e recebendo no cartão

Um cliente visita sua loja, se interessa por um produto ou serviço mas decide não comprar naquele momento. Então, você opta por fornecer a ele um orçamento da venda proposta, com informações sobre o produto ou serviço, para que ele possa pensar mais em casa. Este é um ato comum para quem trabalha com vendas, mas pode ser otimizado para evitar perder essas oportunidades de fechar um negócio.

Assim, apresentaremos como e por que fazer um orçamento de vendas para permitir ao cliente lembrar da proposta e fechar a venda.

O que é um orçamento de vendas?

O orçamento de vendas, conforme dito, é a formalização em um documento, papel ou até mesmo em formatos online, que reúne informações sobre a venda de um produto ou serviço. Dito isto, o orçamento costuma conter informações de maneira clara para que o cliente possa ler e consultar estas anotações em diferentes momentos, inclusive sem o vendedor.

Mas o mais importante é que o orçamento ajude o cliente a tomar uma decisão sobre a venda, devendo ser uma descrição detalhada.

Como fazer um orçamento de vendas?

Para fazer um orçamento de vendas que torne a decisão do seu cliente mais fácil, e também a favor de fechar o negócio, há alguns pontos importantes. Além de um bom atendimento, é importante ter um ouvido atento às necessidades do cliente. Ou seja, é importante oferecer um produto ou serviço que seja pensado para, de fato, satisfazer a demanda do cliente e aumentar as chances de sucesso da venda.

Desta forma, é necessário também ter informações a respeito do produto ou serviço envolvido, como possíveis gastos adicionais, custo de entrega e, também, o preço dos concorrentes. Logo, poderá argumentar sobre a qualidade e diferencial do seu produto com o cliente e explicar para ele o valor de cada item na composição do preço final.

Quais informações o orçamento deve conter?

Seja em formato virtual ou em papel, o orçamento deve conter, portanto:

  • Valor de produção;
  • Valor de mão de obra;
  • Custo da entrega, se houver;
  • Valor final do produto;
  • Possíveis gastos adicionais;
  • Diferenciais do produto ou serviço desta empresa;
  • Prazo para a condição especial oferecida ao cliente;
  • Nome e telefone do vendedor, assim como dados sobre a empresa.

Com estas informações no documento do orçamento de vendas, o cliente terá uma compreensão maior do valor da venda e poderá refletir pensando, também, nos benefícios da compra.