Saiba como identificar perfis de lideranças em sua empresa

Busca por lideranças (Fonte: Pixabay)
Busca por lideranças (Fonte: Pixabay)

A gestão de pessoas de uma instituição é uma das áreas mais importantes para o funcionamento ideal de uma empresa e a identificação de novos talentos. Venha saber mais sobre como é possível identificar líderes dentro de sua empresa através deste setor.

A equipe de gestão de pessoas de uma empresa é a equipe responsável por, além de prezar e buscar a manutenção do bem estar geral da empresa (ou do setor que esta equipe é responsável) e da seleção de novos membros, da identificação de possíveis talentos e, até mesmo, futuros líderes.

Para saber mais sobre o assunto, leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Midia.

Como identificar líderes em sua equipe?

Seja como gestor de uma equipe ou como membro da equipe de gestão de pessoas, é muito importante  identificar e preparar novas lideranças para, posteriormente, incentivar em um plano de sucessão no plano de carreira da empresa. Tudo isso deve ser realizado de maneira contínua prezando por boas decisões para o bom funcionamento da empreitada.

Muitas empresas acabam gastando muito dinheiro e tempo com diversas estruturas de gestão de pessoas, quando, muitas vezes, a utilização de determinadas ações e estruturas já auxiliam nessa busca. Abaixo você encontrará algumas dicas de como realizar essa filtragem:

1- Realização de avaliações antecipativas

Esse tipo de avaliações periódicas permitem que a equipe de gestão de pessoas identifique possíveis talentos para cargos gerenciais e até mesmo avaliar a atuação atual dos gerentes ativos. Dessa maneira, a utilização de aplicações que avaliam dados concretos, sem espaços para viéses, facilita o entendimento desses dados diversos.

Entretanto, é necessário saber que o desempenho é apenas uma das coisas que deve ser avaliada nos funcionários da sua empresa. O discernimento emocional, dedicação, comunicação e aptidões também são muito importantes para tal. Por este mesmo motivo que todos os dados computacionais devem ser otimizados por pessoas da equipe de gestão de pessoas.

2- Criar e manter talentos na empresa

O dinheiro investido para trazer pessoas de fora é muito maior do que o empregado para investir nos funcionários que já estão na empresa. Observar as pessoas da equipe que pretendem crescer e manter carreira dentro da empresa é muito importante para o seu negócio.

 3- Rotacionar os cargos

A mudança de cargos pode ser importante para identificar qual área é mais adequada para determinado funcionário, buscando sempre valorizar as suas habilidades, mas também os colocando fora da zona de conforto. Tais coisas podem ser ótimas para avaliar como essas pessoas lidam com adversidades e devem ser utilizadas na avaliação.

De qualquer maneira, é sempre muito importante avisar as pessoas sobre o que vocês acham sobre elas em relação às potencialidades para futuros cargos de chefia. Esse tipo de coisa pode fazer com que elas se motivem e tenham mais ciência de suas próprias fortalezas e fraquezas.