Como vencer a crise financeira

Como vencer a crise financeira

A palavra “crise” já virou parte do vocabulário da maioria dos empreendedores brasileiros. A instabilidade da economia em nosso país acaba prejudicando micro e pequenos empresários, que acabam tendo mais dificuldades para investir em seu negócio.

Contudo este momento de crise pode ser uma grande oportunidade para aqueles empreendedores que enfrentam esta situação e traçam estratégias eficazes. Isto acontece porque em momentos de crise muitos acabam desistindo, ou se atrapalhando com as finanças. Boas estratégias podem fazer com que você se destaque dos demais, sem prejudicar o seu caixa.

A principal falha nestes casos é imaginar que as soluções para driblar a crise devem ser complexas, difíceis de se implementar e, principalmente, caras. Mas pelo contrário, simples ações já trazem grande impacto. Vamos apresentar algumas destas ações para que você implemente de forma rápida.

Como Montar e Administrar uma Imobiliária

Processos e desperdício

Um dos principais pontos que “roubam” dinheiro do caixa de micro e pequenos empresários é o desperdício. Tomadas de ação sem o planejamento necessário acabam gerando custos inesperados e que poderiam ser evitados.

Por isso é necessário investir em planejamento e gestão de processos. Não importa se você trabalha com reparo e manutenção, ou compra e venda de imóveis, por exemplo. Processos são a chave para a boa gestão de custos.

Analise a fundo todas as atividades em seu negócio. Veja onde você está gastando dinheiro, onde surgem os gastos inesperados e quais são os motivos. Registre este histórico e crie um banco de “lições aprendidas”. Nele você poderá observar os erros cometidos no passado e, então, poderá evita-los no futuro.

Reveja o que você oferece

Você tem certeza que está suprindo todas as demandas do mercado para a sua área? Realizar esta verificação constantemente te ajuda a não ficar defasado em relação aos seus concorrentes.

Oferecer produtos e serviços diferenciados, em relação ao restante do mercado, atrai mais clientes para o seu negócio e possibilita uma maior entrada de dinheiro no seu caixa.

Mas para entender quais são as reais demandas do mercado você precisa estuda-lo a fundo. A maior falha neste quesito é se deixar levar por “achismos” e por percepções unicamente pessoais. Sempre que possível você deve realizar pesquisas de mercado para entender o que sua clientela espera de novidade. Isto evita investimentos em novos produtos e serviços que, no futuro, não trarão os resultados esperados.

Busque conhecimento

Para manter um negócio bem-sucedido em meio à crise, o empreendedor deve se manter atualizado, tanto com técnicas de gestão, como na sua própria área de atuação. Isto vale tanto para você, quanto para sua equipe.

Se você tem a intenção de oferecer algo de novo ao seu cliente, bem como implementar as melhorias em processos citadas acima, você precisa buscar conhecimento para evitar erros de execução e conseguir melhores resultados.

Existem diversos meios de capacitação para você e sua equipe. Podemos afirmar que os métodos à distância são grandes aliados neste aprendizado, pois permitem que o estudo seja feito em qualquer lugar, necessitando apenas de acesso à internet.

A Universidade Nuvem oferece diversos cursos de aperfeiçoamento profissional para gestores e suas equipes, nas mais variadas áreas de atuação. Nesta plataforma EaD você pode se matricular em cursos de áreas como gestão de imóveis, atendimento e recepção, reparos mecânicos, maquiagem profissional, etc.

Todos os cursos são ministrados via vídeo-aulas dinâmicas e de simples compreensão, além de material de apoio completo. Ao final, após avaliação de aprendizado, também é emitido o certificado, reconhecido nacionalmente. Se você ficou interessado e deseja conhecer nossos cursos, basta clicar aqui.

Fuja das dívidas

Muitos empreendedores acabam sucumbindo diante da crise justamente por perderem o controle das dívidas que acabam adquirindo para manter seu negócio em funcionamento.

Desta forma, pense duas vezes antes de ir até o banco em busca de um empréstimo, ou então de parcelar as contas do dia a dia (água, luz, telefone, etc.). Este é um caminho do qual é difícil sair, uma vez que as taxa de juros são cada vez mais altas e podem se tornar uma verdadeira “bola de neve”.

Antes de buscar estas soluções para cobrir falhas no caixa da empresa, observe internamente onde você pode reduzir custos (como vimos acima nos processos). Talvez seja o momento de repensar algumas atividades dentro do seu negócio, para que você passe pela crise sem problemas.

Estes foram os quatro principais pontos para você vencer a crise. Agora, coloque-os em prática para alavancar seu negócio! Bom trabalho!

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem