Como usar o pós-venda para fidelizar seus clientes

Pós-venda - Fonte: Pixabay

O pós-venda diz respeito a tudo que é feito após o cliente adquirir algum produto ou serviço da empresa. que inclui atendimento, pesquisas de satisfação, comunicações e ofertas de novos produtos. O pós-venda é ótimo para fidelizar seus clientes e tem como objetivo estabelecer um relacionamento com o cliente, tornando-os compradores recorrentes. E ao contrário do que muitos podem pensar, grande parte do sucesso de uma empresa vem justamente de manter os clientes já conquistados, não apenas focar em conquistar novos consumidores. Confira a seguir como usar o pós-venda para fidelizar seus clientes.  

Informe o cliente sobre os processos da compra 

Mesmo ao comprar na loja, alguns itens só chegam até o consumidor após alguns dias. Pois é necessário gerar a nota fiscal, fazer a separação dos produtos e enviar para a transportadora. Dessa forma, manter o cliente informado por algum tipo de canal, como e-mail, SMS ou WhatsApp é uma maneira de aumentar a confiabilidade do cliente em fazer novas compras. Além disso, enviar uma mensagem agradecendo a preferência sempre é bem-vista.  

Use as datas comemorativas para conseguir a fidelização 

Uma ótima forma de conseguir fidelizar seus clientes é utilizando datas comemorativas para fornecer cupons e ofertas especiais. Na data ou mês do aniversário do cliente envie uma mensagem personalizada e os bônus que ele irá receber se fizer compras na loja novamente. Dia das mães, páscoa e Natal são outras datas em que os clientes buscam por oportunidades de compra.  

Ofereça ofertas, cupons ou promoções exclusivas 

Após estabelecida uma comunicação com o cliente por algum canal de atendimento, como e-mail ou WhatsApp você pode usar isso para mandar ofertas, cupons ou promoções exclusivas. Isso aumenta as chances de o cliente vir a fazer novas compras. Para quem vende cosméticos, alimentos, comidas para pets ou produtos de uso rápido, você pode usar isso para lembrar seus clientes de comprar novamente os produtos.  

Tenha um programa de fidelidade 

Programas de fidelidade são ótimos para manter uma relação com o cliente. Um exemplo é atribuir pontos à cada compra realizada e caso seja atingida alguma marca poder trocar esses pontos por produtos na própria loja ou em lojas parceiras. Além disso, ainda pode-se trocar os pontos por cupons, descontos, brindes, etc. Para quem trabalha com comida uma ótima forma é fornecer um prato grátis quando a pessoa compra uma determinada quantidade de vezes no restaurante. Isso estimula o consumidor a pedir mais vezes com o intuito de alcançar o prêmio.  

Quer mais dicas sobre atendimento? Não deixe de conferir como melhorar o atendimento na sua empresa: 4 práticas para você adotar hoje mesmo