Como o SMS pode te ajudar a fidelizar clientes

Estamos em um tempo onde a comunicação por meios online, utilizando a internet, domina a forma de contato entre as pessoas. O crescimento constante de aplicativos como o WhatsApp é prova disso.

Tendo em vista esta situação, muitas pessoas se esquecem de uma funcionalidade que já está presente nos celulares desde muito antes de todas as ferramentas tecnológicas de hoje em dia: o SMS, também conhecido como mensagem de texto.

Há alguns anos atrás toda a comunicação entre celulares que não dependia de ligação era feita via SMS, mas a internet chegou para mudar esta situação, já que não é mais necessário pagar para enviar uma mensagem. Mas esta ferramenta continua sendo útil para empreendedores, e hoje você vai entender por quê.

Vantagens do SMS

Em um primeiro momento é difícil conseguir enxergar vantagens em se utilizar um meio pago para o envio de mensagens enquanto existem diversos outros gratuitos. Mas acredite, o SMS tem seus pontos positivos.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

A primeira vantagem é justamente o fato do recebimento do SMS não ser dependente de internet, mas sim do sinal de telefone. É muito mais fácil seu cliente ficar sem internet do que sem sinal, não é mesmo? Ou seja, uma garantia maior de que a mensagem será entregue.

Além disso, o próprio fato do SMS estar em desuso o torna uma vantagem para você. Imagine aqueles momentos onde você fica um longo tempo sem utilizar o celular. Ao verifica-lo depois você provavelmente terá várias mensagens, de diferentes pessoas, no WhatsApp, todas condensadas em uma só notificação. Já por SMS pode ser que você não tenha nenhuma, ou no caso do seu cliente, tenha apenas a sua mensagem.

Por fim, a última vantagem é que você não fica dependente de que seu cliente utilize o WhatsApp para entrar em contato. Nem todo mundo utiliza este aplicativo, mas todo celular tem a função SMS.

Diferenças para o WhatsApp

É claro que a utilização do SMS não quer dizer que você deva abandonar o WhatsApp. Muito pelo contrário, os dois podem ser utilizados em paralelo, pois cada um apresenta características diferentes.

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para manter contato constante com seu cliente. Muitos deles já procuram a empresa por lá, ao invés de ligar ou buscar um chat online. Resumindo, ele é um aplicativo para conversa.

Já o SMS até poderia ser utilizado para manter uma conversa, mas imagine você seu cliente tendo que pagar por cada mensagem. Por isso o ideal é utilizar o SMS como um meio para notificações pontuais. Utilizando desta forma, você gasta relativamente pouco e ainda mantem seu cliente informado.

Como utilizar em sua empresa

Como foi dito anteriormente, o SMS é um excelente meio para envio de notificações aos clientes, que não demandam algum tipo de resposta ou interação. Isto abre um leque de oportunidades para sua empresa.

No caso de serviços de manutenção, como oficinas mecânicas e assistências técnicas, o SMS pode ser utilizado para notificar seu cliente sobre conclusão de serviços, lembretes de manutenção ou datas de revisão.

Outra maneira de utilizar o SMS é em momentos especiais, como datas comemorativas, aniversários ou no lançamento de promoções. Você pode, inclusive, informar seus clientes sobre promoções antes mesmo de lança-las ao público, mostrando o quanto você se importa com eles.

Lembra quando eu disse que SMS e WhatsApp podem ser utilizados em paralelo? Na verdade, podem ser utilizados inclusive em conjunto. Você pode inserir em suas mensagens um link redirecionando ao WhatsApp, para caso o seu cliente deseje continuar uma conversa, sem ter que gastar com o envio de SMS. Sistemas de gestão, como o Nuvem Gestor e o Oficina Integrada, contam com o envio de SMS integrado ao sistema. Você pode agendar uma revisão, por exemplo, e deixar marcado o envio de SMS como lembrete. Isso melhora muito o seu atendimento ao cliente. Muito mais praticidade para seu cliente e sua empresa.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online