Quais as vantagens de se utilizar o WhatsApp em empresas?

Quais as vantagens de se utilizar o WhatsApp em empresas?

Durante sua rotina de trabalho, com certeza você já teve que lidar com clientes cujo contato foi muito difícil. Uns não respondem e-mails, outros não atendem ligações. Tudo isso prejudica, tanto o andamento de serviços, quanto a fidelização de clientes.

Esta dificuldade no contato nem sempre é proposital do cliente. Muitos realmente não têm o costume de acessar o e-mail com frequência, ou então evitam atender ligações de números que eles não conhecem, ou tem gravado nos contatos.

Uma solução para otimizar este contato é utilizar algo que está muito mais presente no dia a dia de todos nós, que ficamos sempre atento aos nossos smartphones: o WhatsApp.

O WhatsApp já se tornou um dos principais meios de contato no Brasil. Muito disso se deve aos altos custos de planos que envolvem ligações, e também por ser um aplicativo que consome pouco dos dados móveis nos celulares.

Muitas empresas já estão utilizando o WhatsApp para manter um relacionamento mais estreito com seus clientes, e você também pode aproveitar mais esta funcionalidade em sua empresa. Veja as vantagens.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Agilidade

Como dito anteriormente, todos nós passamos boa parte do dia com nossos smartphones ao nosso lado. Desta forma, a chance de que uma mensagem que você envie ao seu cliente pelo WhatsApp seja visualizada rapidamente é grande.

Quando se utiliza o aplicativo, seu cliente não precisa parar o que está fazendo para atender uma ligação ou responder um e-mail. O contato se dá a qualquer momento, até mesmo enquanto ele desempenha outra atividade. Desta forma, o desfecho do contato se dá de forma muito mais rápida, tomando menos tempo tanto do cliente, quanto da empresa.

Mas lembre-se que, para que não haja perda de informações, é necessário realizar backup constante das mensagens enviadas e recebidas. O próprio WhatsApp oferece que isto seja feito de forma automática, utilizando, inclusive, uma conta no Google Drive.

Intimidade com o cliente

Podemos dizer que a “informalidade” inerente ao contato via WhatsApp acaba favorecendo uma impressão de que sua empresa possui maior intimidade com o cliente, fazendo parte do seu dia a dia de forma sutil.

Normalmente se utiliza o aplicativo para bater papo com amigos, familiares e se atualizar das novidades da sua rede de contatos. Quando sua empresa é inserida neste contexto, automaticamente passa uma imagem de parceria.

Mas, claro, deve-se haver limites neste contato. Primeiramente para que o mesmo deixe de ser uma facilidade na transmissão de informações e passe a ser um incômodo. Deve-se ter moderação no uso do WhatsApp. Além disso, como já dissemos este é um meio um pouco mais informal de contato, portanto não o utilize para assuntos mais sérios ou delicados como, por exemplo, para envio de contratos.

WhatsApp Business

Pensando justamente em empresas que já passaram a utilizar o WhatsApp como mais um canal de contato com seu cliente, a desenvolvedora do aplicativo criou uma solução direcionada especialmente para este segmento: o WhatsApp Business.

Com visual e modo de utilização praticamente iguais ao aplicativo tradicional, o WhatsApp Business traz novas funcionalidades que facilitam a rotina de empreendedores e tornam a comunicação mais profissional.

Entre os diferenciais, podemos citar a possibilidade de preencher um perfil mais detalhado da empresa, com e-mail, site, biografia e ramo de atuação. Além disso, ainda conta com a possibilidade de informar o horário de funcionamento e, também, agendamento de mensagens automáticas. Muito útil para empresas e empreendedores que não estão 24h disponíveis por dia.

Outra funcionalidade é a confirmação e a validação de contas. Este processo é feito pelo próprio WhatsApp, com base nas informações disponibilizadas. As contas se diferenciam por ícones ao lado do nome da empresa. Esta é uma forma de dar mais segurança ao contato realizado.

O WhatsApp Business também é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos. Além disso, também é possível utilizá-lo via computador, pelo WhatsApp Web.

Integração com outros sistemas

Mesmo com toda a praticidade que o uso deste aplicativo proporciona, nem todos os empreendedores acham confortável permanecer atento ao celular, ou ao WhatsApp Web, a todo o tempo.

Justamente por isso, já é possível integrar o WhatsApp com sistemas de gestão. Com os softwares Oficina Integrada e Nuvem Gestor, por exemplo, o empreendedor consegue enviar orçamentos, ordens de serviços e pesquisas de satisfação para o WhatsApp de seu cliente, diretamente do sistema. Se você ainda não conhece estas soluções, clique aqui e veja mais.

Agora você já pode otimizar seu contato com o cliente via WhatsApp. Bom trabalho!

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas