3 erros de gestão em imobiliárias e como evitá-los

Muito além de uma entrega de qualidade, um fator que é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento é uma gestão bem feita. Quando falamos em imobiliárias, essa é uma verdade ainda mais proeminente. Afinal, dentro de uma imobiliária, existem diversas tarefas envolvidas e que devem ser desempenhadas diariamente para garantir o fluxo de atendimento e a satisfação da clientela.

É comum acabar “burlando” algumas delas ou não dar a cada um dos processos a atenção devida. O que, como veremos a seguir, é uma falha fatal. Hoje, você conhecerá três dos principais erros de gestão em imobiliárias e o que deve ser feito para evitá-los.

1. Não capacitar a equipe

Algo que faz toda a diferença em uma imobiliária é a recepção oferecida ao cliente. Tudo está atrelado à forma com que ele é atendido, qual é o modelo de trabalho da imobiliária e qual sua infraestrutura. O que muitos não sabem, no entanto, é que não é preciso investir muito para garantir que o seu consumidor esteja verdadeiramente contente!

O treinamento e a capacitação da sua equipe é suficiente para garantir que os seus índices de fidelização sejam estáveis. Ao treinar o seu time de colaboradores para lidar melhor com vendas, relacionamentos interpessoais e assimilação de diferentes perfis, você garante o aumento na qualidade geral do seu serviço e melhora a percepção pública da sua imobiliária.

2. Depender exclusivamente de arquivos físicos

Você já pensou o que poderia acontecer caso houvesse qualquer incidente na imobiliária que afetasse os seus arquivos? Seja um incêndio, alagamento ou até mesmo insetos, o perigo de perder documentos cruciais, como contratos guardados há anos e que ainda tem valia, seria altíssimo! Este é um erro que, infelizmente, muitos administradores de imobiliárias ainda cometem.

Hoje, há formas mais práticas de gerir o arquivo. Os softwares de gestão on-line permitem o armazenamento de dados e conferem ao administrador uma segurança maior. Você sabe que, quando qualquer peça importante some e o seu cliente é o prejudicado, são sérios os problemas que uma imobiliária pode enfrentar, não é? Logo, é melhor se precaver!

3. Deixar o controle financeiro de lado

Um dos principais erros de gestores de imobiliária é focar exclusivamente na assinatura de contratos e repasse de imóveis e deixar as finanças de lado. Em outras palavras, esquecer de registrar detalhadamente cada valor que entra e sai do negócio. Além de impedir o acompanhamento mensal ou semestral, a falta de um controle financeiro mais robusto inevitavelmente irá desestruturar toda a imobiliária.

Por isso, nunca se esqueça: ter tudo anotado e cada real subscrito não é um trabalho a mais.

Esses foram os três dos maiores erros cometidos por imobiliárias quando o assunto é gestão. Agora que você já sabe quais são, ficou muito mais fácil evitá-los, não é? Gostaria de saber mais dicas sobre empreendedorismo e softwares de gestão para imobiliárias? É só clicar neste link e continuar acompanhando o blog da Mundomídia.