Principais indicadores de desempenho para gestores

Duas pessoas escrevendo dados de indicadores de desempenho em uma lousa branca.
(Foto: Unsplash)

Uma das tarefas quando se está na gestão de uma empresa, ou quando você é dono de um pequeno negócio, é colher dados da empresa e analisar o desempenho dela. É importante não apenas saber se a empresa está dando lucro, mas verificar onde podem estar problemas e como solucioná-los. Os indicadores de desempenho servem a estas funções, sendo cruciais para gestores de empresas, e índices de desempenho são utilizados também em nível nacional. Listamos os principais indicadores de desempenho, confira.

Margem de lucro

A margem de lucro revela, em resumo, o quanto do faturamento está, de fato, entrando na empresa. Calculada pelo lucro total dividido pelo valor das receitas totais e multiplicado por 100%, a margem de lucro conta para o gestor qual é a porcentagem de lucro da empresa.

E isto é importante pois, graças a este cálculo, é possível criar novas estratégias para aumentar o lucro da empresa, por exemplo. Ou, ainda, em que produto ou serviço fazer uma promoção, pois é possível abaixar aquela margem de lucro em específico durante um tempo.

Para aprender a calcular a margem de lucro e as variáveis envolvidas no cálculo, confira este artigo do Blog Mundo Mídia. Com este dado em mãos, você já pode utilizar a margem de lucro como um indicador do desempenho da sua empresa.

Retorno sobre investimento (ROI)

Outro indicador de desempenho que é um cálculo, e que é importante para a gestão empresarial, é o ROI. O Retorno Sobre Investimento, abreviado como ROI, mede o quanto de retorno tem havido com relação a investimentos feitos, e exatamente por isso auxilia na tomada de decisões. Afinal, empresas pequenas ou médias, ou mesmo negócios de microempreendedores individuais necessitam de investimentos, e calcular o retorno dos investimentos é essencial.

Para calcular, a fórmula é: (lucro/investimento inicial) x 100, e o resultado estará em porcentagem, pronto para ser incluído em planilhas.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um dos indicadores de desempenho mais importantes em uma empresa. Ela indica não só se o atendimento está indo bem, mas, principalmente, como tem sido a experiência dos clientes. Com isso, é possível modificar produtos ou serviços para manter ou expandir a clientela.

E os indicadores de satisfação do cliente são pesquisas de satisfação por meio de questionários, sugestões e reclamações, dentre outros. O pós-venda é um momento oportuno para investigar o indicador de desempenho da satisfação do cliente.