Por que manter um histórico de venda do seu cliente?

Manter o histórico de venda do cliente é fundamental para o mercado atual. Com as consideráveis mudanças nos hábitos de consumo, identificar cada cliente por meio das suas particularidades é uma forma de encantá-lo no momento da venda, fazendo uma comercialização exclusiva e personalizada de acordo com o desenvolvimento e o processo de cada cliente.

No mundo imobiliário não é diferente. Quanto mais informações você tiver sobre os seus clientes no momento da pré-venda, melhor. Essas informações poderão, inclusive, ser utilizadas em estratégias de pós-venda. Consegue imaginar como e qual é a importância desse processo? Vamos explicar neste artigo. Confira!

Qual a importância de manter um histórico de venda?

Pensando no mercado imobiliário, nos deparamos com o maior desafio de vendas: com exceção de investidores imobiliários, esse é um tipo de produto comprado, no máximo, duas vezes ao longo da vida. Por isso, a conquista do cliente é fundamental para manter os negócios nos eixos.

Quando consideramos todo o histórico de comercialização com os clientes em um mercado tão complexo quanto esse, conseguimos identificar as melhores formas de abordagem, pois temos em mãos todas as informações concedidas pelo cliente, suas objeções mais frequentes e suas expectativas para essa compra. Nesse caso, a venda única e personalizada faz toda a diferença para a satisfação e o reconhecimento do cliente.

O que venda personalizada pode significar?

Como dito anteriormente, comprar um imóvel não é uma atividade corriqueira na vida da maioria das pessoas e, por isso, muitas buscam indicações de melhores imobiliárias e corretores para procurar. O investimento, por ser muito alto, precisa ser bem feito e estruturado antes de simplesmente entregar o sonho da casa própria nas mãos de qualquer empresa.

Por isso, se você investe em uma venda personalizada que resulta no encantamento desse novo cliente, ele certamente o recomendará para algum amigo ou familiar que está em busca do mesmo tipo de serviço. Um encantamento gera outra venda, que também encantada, gera outra recomendação e o ciclo se repete. Junto a ele, sua reputação no mercado permanece bem estruturada, e as portas se abrem para novas oportunidades.

Como utilizar essas informações no pós-venda?

O encantamento do cliente precisa ser uma das prioridades de uma imobiliária. Quando você possui informações sobre todo o processo de compra, é possível criar ações diferenciadas para cada um dos seus clientes.

Supondo que você tenha vendido um imóvel para um casal que está iniciando uma família e esperando o primeiro filho: uma excelente forma de criar uma relação interessante e mantê-los próximos da sua corretora é encaminhar, por exemplo, um e-book ensinando a decorar o quarto do bebê. Em outros casos, apenas um e-mail conversando sobre a experiência e se dispondo a ajudar em qualquer eventualidade que envolva o imóvel é interessante para manter a empresa não só como uma fonte de “imóveis”, mas como uma empresa que deseja que seus clientes tenham sucesso e fiquem satisfeitos com a compra realizada.

Como fazer uma gestão do histórico de venda?

Quando pensamos em manter o histórico de vendas, a primeira pergunta é: como fazer tudo isso de forma organizada, prática e de fácil consulta quando chegar a hora? A verdade é que existem softwares de CRM que são capazes de performar de forma simples e transparente com o seu time comercial. Incluindo o hábito de utilizar essa ferramenta no dia a dia, sua manutenção junto à captação de novas informações se torna quase natural.

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!