Como preparar o seu salão de beleza para o futuro

Não é segredo que a concorrência para salões de beleza é acirrada. São inúmeros os estabelecimentos em qualquer cidade, o que ocasiona inevitavelmente uma maior disputa por clientes e, principalmente, a fidelização deles. No Brasil, são mais de 600 mil salões de beleza formais, tornando nosso país o terceiro em número de salões de beleza no mundo!


Com a migração dos serviços para o meio virtual, o crescimento das redes sociais, o e-commerce e os desafios que estes fatores implicam, é preciso se preparar para as mudanças. Afinal, não queremos que elas impactem negativamente o seu empreendimento. E, para se ter um salão de beleza bem-sucedido e encantar a clientela, é preciso preparar o seu negócio para o futuro. Venha conferir como!


Invista em cursos profissionalizantes na área da beleza


Cortar cabelos e fazer colorações simples não são o suficiente se você quer ter um salão de beleza de referência na região. Por exemplo: o cuidado que se deve ter com um cabelo cacheado ou crespo não é o mesmo quando tratamos de um cabelo liso. Ou, então, o nível de descoloração aplicado para atingir um tom de loiro platinado não é igual ao processo de um loiro mais natural. Por isso, busque estudar e fazer cursos que te ensinarão a lidar com diferentes técnicas de corte, coloração, estilização e tipos de cabelo.


Especialize-se em gestão


Donos de salão de beleza não devem ser apenas experts em cabelo. Eles devem ser, principalmente, excelentes gestores! Fazer estoque, vistoriar a agenda da semana, auxiliar os funcionários com suas funções e ter um ambiente organizado e produtivo são essenciais para o sucesso de um salão. O melhor é que existem ferramentas on-line que nos ajudam a gerir a empresa virtualmente, tanto perto como a distância. Softwares como o Nuvem Gestor otimizam o processo e facilitam muito o trabalho do administrador.


Marque sua presença on-line

A grande força por trás do sucesso de salões de beleza na contemporaneidade é a internet. Se você reparar, um salão popular tem presença marcada nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, você pode impulsionar publicações para atingir um público-alvo específico que tem maiores chances de agendar uma visita e realizar um procedimento. Por isso, não fique de fora da tendência e comece a produzir conteúdo para as redes!


Aumente e atualize sua gama de serviços

Um dos principais motivos por trás do fracasso de empreendimentos é a falta de conhecimento do mercado e suas novas tecnologias. Em termos práticos, o método balayage para tintura tem se tornado um dos mais populares e requisitados entre clientes. Logo, um salão de beleza que não oferece o serviço, ou cujos profissionais não foram capacitados para realizá-lo, inevitavelmente perderá clientes para a concorrência. Portanto, aumente sua gama de serviços e sempre se mantenha atualizado(a) em relação às novidades do mundo da beleza.


Fidelize o cliente

Fidelização é a chave para qualquer salão de beleza. Clientes que gostam do seu trabalho voltam mais vezes e até indicam seus serviços para outros! E fidelização vai muito além de entregar um resultado incrível: trate o seu cliente bem e garanta que ele esteja confortável durante todo o processo. Não esqueça, também, de atentar-se ao “pós-venda”. Ou, no caso de salões de beleza, nos cuidados extras que o cliente precisa ter após deixar o seu salão. Ofereça, por exemplo, dicas para nutrição e hidratação e como cuidar da nova cor ou corte.


Garantimos que, ao seguir as dicas e implementar essas mudanças, você irá consolidar o seu salão de beleza no mercado e torná-lo duradouro.