Marketing Integrado: a melhor forma de alcançar novos clientes

Marketing Integrado - Fonte: Pexels

A importância do atendimento ao cliente vem crescendo e se tornando prioridade na maioria das empresas. Isso porque com o intuito de fidelizar clientes, o relacionamento empresa-cliente precisa ser o melhor possível. Dentro disso, o conceito de marketing integrado nasceu e vem sendo uma das estratégias mais procuradas e implementadas nos últimos anos. Confira os principais aspectos do marketing integrado e seus benefícios a seguir.  

O que é 

O conceito do marketing integrado se baseia na sincronização das funções do marketing e do alinhamento dos departamentos com a experiência do cliente, de forma a criar a melhor relação possível e fidelizar os consumidores.  Assim, a qualidade da relação entre o cliente e a empresa é colocada como prioridade, pois o contato que o consumidor possui com a empresa, seja por meio dos canais de atendimento, rede social ou e-mail, é o que estabelece a percepção da marca.  

Ou seja, isso é que levará o cliente a realizar novas compras e até mesmo indicar a empresa para outras pessoas. De forma que uma falha nessa comunicação pode acabar gerando insatisfações e consequentemente uma imagem negativa da empresa.  

Como funciona 

Na prática o que acontece é que a responsabilidade não é apenas do marketing, diferentes setores devem trabalhar junto. Portanto, ocorre uma integração ou comunicação direta entre a equipe de atendimento ao cliente e a logística da empresa. Isso traz uma visão integrada de forma a garantir um melhor atendimento ao consumidor. Ajudando também a encontrar oportunidades de negócios e adotar estratégias mais efetivas dentro da empresa.  

Afinal, todos os setores estão alinhados, de maneira que todos sabem o que está acontecendo e não apenas o que ocorre dentro do próprio setor. Isso impede que por exemplo, quando um cliente entra em contato com a empresa tenha que ficar enviando dados repetidamente ou dando as mesmas informações cada vez que é redirecionado a um novo setor de atendimento.  

Benefícios do marketing integrado 

  1. Com o marketing integrado a imagem da marca se torna mais positiva, pois com os setores alinhados, os problemas se resolvem de maneira mais fácil e rápida. 
  1. Com um bom atendimento ao cliente, os consumidores apresentam uma maior aceitação de possíveis erros. 
  1. Quanto melhor e mais integrado o sistema, mais facilmente ocorre a fidelização de clientes, pois esses se sentem ouvidos e sabem que caso precisem do auxílio da empresa, a mesma o prestará da melhor forma.   
  1. A satisfação do consumidor com a empresa leva que o mesmo acabe fazendo marketing voluntário, indicando os produtos e serviços para familiares e amigos.