Brainstorming e Design Thinking: o que são?

Você já teve algum momento onde sentiu dificuldades de começar um trabalho da faculdade? Ou estava em uma reunião da empresa e seu chefe lhe pediu para apresentar ideias e você não pensou em nada? E você, gestor, sente que gostaria de mudar alguma coisa no seu negócio e não sabe por onde começar?


É muito comum termos esses bloqueios criativos onde simplesmente não sabemos o que fazer. Isso é fruto de vários fatores como medo de críticas, excesso de preocupação com detalhes, entre outros.


Hoje vamos falar sobre duas técnicas que irão ajudá-lo nessas situações. Existem outras maneiras de vencermos os bloqueios criativos e vamos falar sobre isso nas nossas redes sociais, então não deixe de conferir por lá também!


Brainstorming


Esse termo se tornou bastante popular nos dias de hoje. Brainstorming, do inglês, significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Essa técnica tem por objetivo principal gerar o maior número possível de ideias para solucionar um problema. Além disso, através do Brainstorming, podemos:


— Fazer uma verificação das informações iniciais;

— Identificar possíveis alternativas;

— Refletir sobre o problema.


Normalmente, usamos essa técnica em grupo e todas as pessoas apresentam sugestões de uma forma aleatória, enquanto uma pessoa deve ser responsável por registrar as ideias.


A indicação é que cada grupo tenha de 5 a 12 pessoas para executar a técnica, com regras e tempo de discussões claros. É possível realizar o Brainstorming sozinho, mas seria ideal ter pelo menos mais duas ou três pessoas lhe auxiliando.


Design Thinking


A expressão Design Thinking pode ser entendida como um “pensamento de design”. Trata-se de uma possibilidade para fomentar a criatividade e, assim, a criação de projetos mais eficientes e com melhor qualidade.


Esse conceito refere-se ao modo de pensar dos designers, que é aprendido e adotado por meio de colaboração e co-criação, quando soluções são projetadas, testadas e implementadas.


Esse modelo insere as pessoas no centro da solução e é baseado em três pilares:

1 – Empatia
Característica que possibilita se colocar no lugar de outra pessoa e compreender as perspectivas dela.


2 – Colaboração
Significa co-criação, ou seja, você acreditar que uma boa ideia pode surgir da soma de várias ideias.


3 – Experimentação

Evidencia a importância de testar as possibilidades e considerar as hipóteses, assim você valoriza as tentativas e erros como partes principais de qualquer aprendizado.


O que achou dessas técnicas? Comente se as conhecia e se alguma delas irá lhe ajudar a alcançar seus objetivos!