Você controla o estoque da sua Oficina?

Já deixou de realizar uma venda por não ter um determinado produto em estoque? Já deixou um cliente esperando uma Ordem de Serviço por dias devido à falta de uma peça para reparos? Um controle de estoque eficiente pode evitar tais problemas!

O controle de estoque é responsável por registrar, controlar e monitorar a entrada e saída de materiais, além de fornecer dados confiáveis para a gestão de compras e para a área financeira da oficina. Para que não falte material, nem seja adquirido material em excesso, é preciso que o estoque da sua oficina seja controlado.

Vantagens de um Controle de estoque organizado:

  • Facilidade na identificação;
  • Evita a compra em excesso de produtos;
  • Informações precisas do volume de produtos;
  • Permite enxergar com mais clareza as saídas de cada item em determinados períodos.

Por esses motivos, o setor é muito importante para a empresa e, para um funcionamento do estoque de maneira organizada e adequada, é fundamental que seja sistematizado e devidamente controlado.

Como controlar meu estoque?

Controle de Estoque - Estoque para Oficinas - Oficina Integrada - Gestão de estoque - Controle de produtos
Dicas básicas para gerir seu estoque.

O primeiro passo para gerir e controlar seu estoque, consiste em um levantamento de todos produtos e/ou matéria prima que estão no seu almoxarifado ou em seu balcão atualmente. Faça uma lista simples, contendo nome do produto, quantidade e local onde está armazenado. Para uma melhor organização, separe os produtos por setor, como material elétrico, lanternagem, pintura, diversos, por exemplo.

Em seguida, alimente seu sistema gerencial com os produtos que foram levantados. Nesta etapa, é preciso atentar-se à UNIDADE do produto, ou seja, a unidade de compra e/ou venda do mesmo (unidade, caixa, fardo, litro, quilo, gramas, maço, etc.).

Procure cadastrar e registrar em seu sistema a Menor Unidade de Consumo do produto. Isso quer dizer que quando compramos uma caixa de Fusível, por exemplo, devemos cadastrá-la de acordo com a unidade em que iremos vendê-los. Neste caso, por Unidade. Digamos que em uma caixa temos 20 unidades. Se comprarmos 5 caixas, iremos registrar 100 unidades em nosso estoque (pois 5 caixas x 20 unidades = 100 unidades).

sem-titulo

Uma vez levantado o estoque atual e registrado em seu sistema gerencial, basta alimentá-lo periodicamente de acordo com as entradas (compras) e saídas (vendas ou consumo) da sua oficina.

 

Você sabia que o Oficina Integrada pode auxiliar no controle do estoque de forma eficaz, reduzindo assim os riscos de erros e retrabalho na sua oficina mecânica?

logo-corp-blue

Ficou na dúvida se a sua oficina possui um controle de estoque organizado?
Entre em contato conosco, o nosso suporte está a sua inteira disposição!
Acesse também nossa Wiki e confira todos nossos tutoriais, feitos de forma detalhada para melhor atendê-lo.