5 dicas valiosas para economizar nas compras do mês

Uma atividade comum a todos os lares, realizar as compras do mês pode ser um desafio quando feito de maneira leviana.

A maioria das pessoas nem imagina, mas é possível economizar de forma significativa e deixar de comprometer grande parte do seu orçamento doméstico.

Confira agora 5 dicas que reunimos para ajudar você a economizar e não ser pego de surpresa ao pagar a conta.

Faça uma lista do que precisa comprar

Antes de sair de casa faça uma lista com todos os itens que pretende comprar, assim a ida ao supermercado se torna mais prática e objetiva e você não levará itens supérfluos ou que não precisava naquele momento.

Nesta etapa, abra os armários e a geladeira e observe com atenção, podendo incluir também a quantidade de produtos que gostaria de comprar.

Defina um limite do quanto pode gastar

Tão importante quanto a lista de compras, definir um limite é fundamental, ele ajuda a seguir o planejamento, te estimulando a focar somente no necessário. Desta maneira você também não terá surpresas com o valor final da compra e não fará uma dívida maior do que possa pagar.

Procure fracionar as compras do mês

Ao contrário do que muitos pensam, quando você faz compras semanais ou quinzenais, você economiza, pois pode aproveitar ofertas variadas. Além disso, há menos chances de incluir produtos desnecessários.

Hortifruti e produtos de limpeza, por exemplo, podem ser comprados semanalmente e assim há menos chances de perder algum produto pelo vencimento ou porque ele estragou.

Não vá ao supermercado com fome ou com pressa

Quando saímos com fome temos mais tendência a comprar itens de que não precisamos. Em contrapartida, quando vamos as compra satisfeitos conseguimos resistir mais as tentações e evitamos comprar por impulso.

Sair com pressa também pode ser muito prejudicial, além de correr o risco de esquecer algum item importante, você pode acabar levando produtos mais caros por falta de atenção na hora de escolher.

Aproveite dia de promoções

E aqui se vale aquela dica anterior de não realizar compras grandes. Muito pode ser economizado ao se escolher dias de promoções.

Pesquise preços dos supermercados da sua região e compare-os, veja com atenção os panfletos distribuídos nas ruas e as placas de ofertas na fachada dos estabelecimentos.

Seguindo esse passo a passo você vai notar como suas compras ficarão mais assertivas, sem desperdícios e muito mais econômicas.