11 tendências de comércio eletrônico esperadas em 2024

tendências
Tendências e-commerce 2024

Confiar apenas no apelo dos seus produtos para impulsionar as vendas pode nem sempre ser suficiente. Afinal, é preciso mais do que apenas ótimos produtos para motivar os clientes a clicarem em “comprar”. Trata-se de criar toda uma jornada de compras positiva em torno do que você oferece. Em um mercado em constante evolução, é crucial manter-se à frente, adotando as últimas tendências do comércio eletrônico. Confira 11 tendências que irão redefinir a forma como as pessoas compram on-line em 2024:

1. Vídeos curtos

Vídeos curtos revolucionaram o marketing, especialmente em plataformas como o TikTok. O sucesso está na autenticidade e no alinhamento de tendências. Para as empresas, é crucial adaptar o conteúdo para que ressoe com a cultura da plataforma, evitando conteúdo abertamente promocional. Incorporar músicas, efeitos e conceitos populares pode gerar engajamento e visibilidade.

2. Mensagens diretas (DMs) para atendimento ao cliente

A tendência crescente de clientes entrarem em contato via DMs enfatiza a necessidade de uma estratégia de atendimento ao cliente multicanal. Investir em software de CRM e treinar equipes para lidar com dúvidas profissionalmente em plataformas de mídia social como Instagram e Twitter pode aumentar significativamente a satisfação do cliente.

3. Comércio Social

As plataformas de mídia social estão evoluindo para canais de vendas diretas. Aproveitar recursos como o Instagram Shops permite que as empresas exibam produtos e anúncios diretamente, aproveitando uma vasta base de usuários. Esta tendência confunde os limites entre o envolvimento social e o comércio, criando oportunidades para as empresas impulsionarem as vendas.

4. Compras Sustentáveis

Os consumidores gravitam cada vez mais em torno de marcas éticas e sustentáveis. Destacar práticas éticas de fornecimento, fabricação e embalagem pode influenciar significativamente as decisões de compra. Para lojas de comércio eletrônico, apresentar essas práticas de forma transparente pode criar uma narrativa convincente que repercuta nos consumidores conscientes.

5. Entrega no mesmo dia ou no dia seguinte

As opções de entrega rápida e eficiente não são mais apenas um luxo; eles estão se tornando uma expectativa. Oferecer opções de entrega rápida pode ser uma vantagem competitiva. Plataformas que permitem tempos de processamento mais rápidos, mostram como o atendimento a essa demanda impacta positivamente o envolvimento do cliente e as vendas.

6. Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

As tecnologias AR e VR oferecem experiências imersivas, especialmente na visualização de produtos. A capacidade de testar virtualmente os produtos antes da compra aumenta a confiança do consumidor e reduz os retornos. As empresas que investem em tecnologia AR/VR se destacam por oferecer uma experiência de compra inovadora e interativa.

7. Compras ao vivo

O surgimento de plataformas de compras ao vivo significa uma mudança em direção a experiências de compras interativas. As marcas podem interagir com os clientes em tempo real, promovendo um senso de comunidade e imediatismo. Esta tendência incentiva a compra por impulso e oferece uma nova forma de apresentar produtos além dos métodos tradicionais.

8. Mobile primeiro, desktop depois

A otimização de sites de comércio eletrônico para dispositivos móveis é fundamental à medida que as compras móveis continuam a aumentar. Métodos de pagamento simplificados e autenticação biométrica melhoram a experiência de compra móvel, levando os consumidores a preferirem o celular ao desktop por conveniência e eficiência.

9. Pesquisa de imagens

Os recursos de pesquisa visual permitem que os consumidores encontrem produtos usando imagens, preenchendo a lacuna entre as compras offline e on-line. Essa tendência leva os clientes a fazerem compras on-line mesmo quando a jornada de compra começa nas lojas físicas, melhorando a acessibilidade e a comodidade.

10. Vídeos de produtos

Vídeos de produtos de alta qualidade desempenham um papel fundamental nas compras digitais. Os vídeos fornecem uma conexão visual e emocional, respondendo às dúvidas dos consumidores sobre a funcionalidade e o design do produto. Eles oferecem uma experiência imersiva, especialmente para produtos que os consumidores tradicionalmente examinariam na loja.

11. ROPO (“Pesquisa On-line, Compra Offline”)

As ferramentas ROPO fornecem insights valiosos sobre a correlação entre esforços digitais e vendas offline. Ao acompanhar com precisão o impacto dos anúncios digitais nas compras na loja, as empresas podem otimizar as suas estratégias de marketing, criando campanhas mais direcionadas e eficazes.

A convergência dessas tendências no comércio eletrônico indica um cenário dinâmico e em constante evolução. As empresas que adaptarem e integrarem estas estratégias estarão mais bem posicionadas para capitalizar as oportunidades emergentes e impulsionar o crescimento em 2024.

Confira também: Como aproveitar a IA no marketing digital!