Redes sociais fazem mal para a sociedade? Confira 4 documentários que refletem sobre seus impactos

Redes Sociais - Fonte: Unsplash

As redes sociais se tornaram muito mais do que se imaginava quando foram lançadas. Algo antes focado apenas em interações virtuais e lazer, agora já atinge a população de diversas formas criando até novos segmentos no mercado de trabalho. E por se tornarem cada vez mais integrantes da sociedade, documentários começaram a surgir para discutir os impactos desses aplicativos que existem apenas no mundo virtual, mas afetam a realidade de muitas pessoas. Confira a seguir 4 documentários sobre as redes sociais e seus impactos.

Eis os Delírios do Mundo Conectado

Esse primeiro documentário discute e analisa como a Internet e as redes sociais vem alterando nossa sociedade e influenciando as novas gerações. Seu foco está em mostrar que a linha entre o real e o virtual está se perdendo e as consequências que isso pode ter para o futuro. Esse documentário pode ser encontrado em plataformas como o Stremio. 

Influencers

Esse curta em formato documentário traz uma reflexão sobre o que é ser um Influenciador, uma carreira que surgiu das mídias sociais, e hoje em dia já atinge todas as idades. Em 14 minutos, esse curta mostra o que é ser um influenciador digital e explica como esse novo trabalho funciona. Sua base é feita por meio de entrevistas com influenciadores de Nova York e traz uma visão do papel desses profissionais na cultura digital do século 21. Esse curta encontrasse disponível na plataforma Vimeo.

Privacidade Hackeada

Esse documentário vem para alertar sobre como as informações publicadas na Internet podem ser usadas contra os próprios usuários. Além de mostrar como o que é compartilhado nas redes sociais podem moldar sua forma de pensar e até mesmo sua visão de mundo. O documentário parte do escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica trazendo a discussão de como empresas famosas e corporações podem usar essas redes sociais para direcionar nossas opiniões por um determinado caminho. Privacidade Hackeada encontra-se disponível na Netflix.

O Dilema das Redes

O mais recente lançamento dessa lista é O Dilema das Redes, que trouxe algumas discussões calorosas na Internet após o seu lançamento na plataforma de streaming Netflix. Contando com ex-funcionários de grandes empresas como Facebook, esse documentário discute os impactos negativos que as redes sociais podem ter na vida das pessoas que se tornam viciadas, e o motivo dos usuários serem tão afetados por esses aplicativos. Suas discussões ainda trazem alertas sobre não só o impacto social, mas também político que essas mídias digitais podem ter.