Empreendedorismo feminino: mulheres também sabem fazer negócios

Empreendedorismo feminino - Fonte: Pexels

Atualmente o Brasil conta com 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, conforme o Sebrae. E cada vez mais o empreendedorismo feminino vem crescendo e se mostrando importante para abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Confira a seguir um pouco mais sobre o empreendedorismo feminino e saiba sua importância e benefícios de apoiar esse tipo de empreendimento.  

O que é empreendedorismo feminino? 

Como o próprio nome já destaca, o empreendedorismo feminino é o movimento para trazer mais mulheres para o mundo dos negócios. Podendo ser entendido também como uma iniciativa de liderança feminina, com o intuito de abrir mais oportunidade de altos cargos para mulheres, seja atuando em sua própria empresa ou como funcionária.  

A importância do empreendedorismo feminino 

O impacto desse tipo de empreendedorismo atualmente é tão grande que dia 19 de novembro foi estabelecido como o Dia do Empreendedorismo Feminino pela Organização das Nações Unidas (ONU). Seu crescimento vem tornando possível mulheres chegarem aos cargos de liderança, diminuindo a desigualdade no mercado de trabalho. E atualmente o mercado brasileiro vem se destacando com mulheres sendo reconhecidas internacionalmente, como a Luiza Helena Trajano que hoje comanda a rede do Magazine Luiza, e entrou para a lista das 100 mulheres mais influentes do mundo de 2021 pela revista Time. Além disso, estimular o empreendedorismo feminino traz mais diversidade, pontos de vista diferentes e novas resoluções de problema para as empresas.  

Benefícios do empreendedorismo feminino 

Sociedade: o empreendedorismo feminino atua principalmente para diminuir as desigualdades sociais que ainda permeiam o mercado de trabalho, seja em quantidade de mulheres em cargos altos ou em diferenças salariais pagas pelas empresas. Dessa forma, o objetivo é aumentar as oportunidades das mulheres no mundo dos negócios e trazer maior igualdade dentro das empresas. 

Economia: mulheres e homens pensam diferentes, e, portanto, podem trazer diferentes soluções para um mesmo problema. De forma, a impulsionar novas ideias de negócios, conquistar um maior público feminino, o que impacta diretamente no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Grupo de Consultoria de Boston, aumentar o número de mulheres em cargos executivos pode trazer um aumento de até 5 trilhões de dólares para a economia do país.  

Empresas: ter mais mulheres aumenta a diversidade da empresa, o que auxilia estrategicamente para estabelecer uma maior proximidade com o público feminino, que hoje compõe a maior parte dos consumidores. Atualmente as mulheres compõem mais de 51% da população brasileira, evidenciando sua importância no mercado.