4 vantagens de comprar imóveis CAIXA

Venda de imóveis - Fonte: Pexels

Imóveis que se tornam propriedade da Caixa por conta de alienação fiduciária podem ser vendidos em até dois leilões, sendo que esses leilões podem ocorrer de 4 formas diferentes: leilões abertos, licitações fechadas, licitações abertas ou por meio de vendas diretas.  

O primeiro leilão geralmente ocorre em até 30 dias após a propriedade ser declarada como da Caixa, caso não seja vendido ocorre um segundo leilão 15 dias após o primeiro. Se ainda assim o imóvel não for vendido, o mesmo se torna patrimônio e então pode ser negociado por licitação aberta, fechada ou venda direta. Confira a seguir 4 vantagens de comprar imóveis Caixa. 

Financiamento 

A primeira vantagem é que a própria caixa oferece a possibilidade de financiamento para pagar o imóvel, sendo possível utilizar o fundo de garantia (FGTS). O financiamento pode ser feito em todas as quatro modalidades de venda. Assim, além do preço menor, o valor ainda pode ser dividido o que torna muito mais viável a aquisição.  

Facilidade de negociação 

Em um leilão o objetivo sempre é conseguir vender o imóvel por um bom valor o mais rápido possível. Isso torna as negociações mais flexíveis, sendo que nas licitações fechadas, por exemplo, basta o interessado fazer uma proposta e realizar um depósito-caução na agência descrita no edital. 

Tudo regularizado 

Uma das principais vantagens de obter imóveis nos leilões da Caixa é que eles estarão totalmente regularizados, com todas as contas em dia. Portanto, você não terá nenhum problema com contas atrasadas ou dívidas em relação ao imóvel, como condomínio ou IPTU.  

Imóveis com escritura 

Como já dito, o imóvel estará todo regularizado, portanto caso ele não tenha escritura a Caixa também realizará o registro no cartório. Dessa forma, você poderá realizar reformas, revender o terreno ou o imóvel sem demais problemas.  

Como participar dos leilões 

Para poder participar dos leilões basta procurar pelos editais no site oficial da Caixa, lá estará as informações necessárias para saber o local do leilão, valor inicial, regras, etc. Caso seja venda direta, você deve ir diretamente na agência para realizar a proposta. Nas licitações abertas você deverá ir até o local onde está sendo realizado o leilão e fazer a proposta. E no caso da licitação fechada, você apenas deposita o dinheiro no local informado.  

Na licitação aberta e fechada, o funcionamento é o mesmo que o leilão. Ou seja, consegue o imóvel quem apresentar a melhor proposta. Já na venda direta a primeira proposta que tiver o calção depositado consegue o imóvel.