4 tendências do mercado imobiliário em 2022

Mercado imobiliário 2022 - Fonte: Pexels

O mercado imobiliário sempre apresenta novidades, e esse ano não seria diferente. Após dois anos de pandemia muitas coisas mudaram, principalmente com relação ao que se considera prioridade em um imóvel. Espaços para trabalhar, condomínios com conveniência ou minimercados, além de tours virtuais são algumas das tendências que podemos esperar para esse ano, confira a seguir.  

Espaço home office e minicidade 

Com a pandemia, um novo espaço dentro das casas surgiu: o espaço de trabalho. Dessa forma, esse local se tornou tendência principalmente com os novos modelos híbridos de trabalho e rotativos, de forma que trará um grande impacto no mercado imobiliário em 2022. A busca por imóveis que contam com esse espaço já aumentou, sendo que condomínios com coworking, e outros espaços compartilhados, como lavanderia, também estão em alta. A ideia é que o conceito de autoatendimento se tornará um destaque no mercado, algo que já é visto em condomínios que já ofertam mercados e conveniências.  

Pontos estratégicos 

Cada pessoa e família tem um tipo de imóvel ideal, e isso muda muito de acordo com as próprias características das mesmas, como por exemplo em que momento se está na carreira. Estudantes, por exemplo, vem buscando cada vez mais apartamentos prontos para morar de tamanhos pequenos, com prioridade para a localização. Logo, a informação mais relevante para essas pessoas é se existem farmácias, mercados e pontos de ônibus na região.  

Imóveis virtuais 

Com o metaverso se desenvolvendo rapidamente, até mesmo o mercado imobiliário já apresenta ações nesse universo. Grandes empresas, como a Republic Realm já adquiriram terrenos digitais dentro do mundo virtual em que é possível ter a socialização de pessoas de todo o mundo. Outras companhias também já estão comprando seus pedaços de terra e até mesmo imóveis projetados no metaverso. Esse movimento promete ganhar força em 2022 e já vem sendo destaque no mercado imobiliário esse ano.  

Visitas virtuais aos imóveis 

Com os óculos de realidade virtual aumentada, visitas virtuais à museus e outros locais já são realidade. E agora o mesmo está começando a ser aplicado para visitas virtuais de imóveis, em que o cliente pode ter uma visão 360° do apartamento ou imóvel, até mesmo com imóveis planejados. Essa tecnologia irá permitir que a decoração e o design de interiores cheguem ao próximo patamar, podendo mostrar como o ambiente ficaria após a reforma ou quando estiver pronto. Isso aumenta as chances de o cliente fechar o negócio, pois o mesmo conseguirá ver o real potencial do imóvel.