Qual a importância da integração de novos funcionários?

Aperto de mão de novo funcionário na integração
(Foto: Freepik)

Novos funcionários, além de ter suas importantes funções na empresa, podem ter um importante papel na dinâmica empresarial no dia a dia. E o momento da integração é de grande oportunidade para criar vínculos entre os colaboradores e estimular o engajamento e a produtividade. Por isso, trouxemos um resumo das informações que o gestor, microempreendedor ou pequeno empresário deve saber sobre o processo de integração.

O que é a integração?

A integração é aquele primeiro dia ou primeira semana de trabalho do recém-contratado, quando ele conhece e é recebido na empresa e pelos outros colaboradores. É também neste período que são feitos treinamentos, palestras ou percursos que informam os novos funcionários sobre as funções que irão assumir.

A integração é, portanto, um momento de preparação e orientação dos novos funcionários neste novo ambiente, com seu próprio funcionamento. Algumas das ações deste momento são:

  • Acolhimento dos novos funcionários;
  • Apresentar a cultura organizacional e valores da empresa;
  • Demonstrar quais as principais ferramentas e atividades do seu setor;
  • Apresentar as regras, funcionamento e metas do seu setor;
  • Entre outros.

Assim, uma integração bem feita reduz a sensação de ter “caído de paraquedas” no novo ambiente de trabalho. O colaborador poderá se sentir pertencente ao seu setor com mais facilidade, o que impactará diretamente na sua produtividade e engajamento.

Como integrar bem os novos funcionários?

Ressaltamos, para ter uma cultura de integração bem sucedida, que o planejamento é parte essencial desta parte. Ou seja, é necessário saber de antemão quais são as principais informações sobre a empresa e sobre o setor do novo colaborador que ele deve ser informado. Entretanto, é importante também dosar as informações, pois no primeiro ou nos primeiros dias, normalmente, já há informação em excesso para ser apreendida.

Logo, além do planejamento, é importante também que os responsáveis pela integração tenham organização para fazer acontecer. Se haverá treinamento, é necessário que haja também a organização para reservar a sala, apresentar o espaço físico, preparar a apresentação de slides, entre outros.

E, por fim, é altamente interessante, também, colher um feedback dos colaboradores que acabaram de passar pela integração. Desta forma, é possível aperfeiçoar esta etapa, tornando mais efetiva no acolhimento, orientação, apresentação de informações, engajamento e produtividade dos recém-contratados. Para isso, questionários e caixas de sugestões anônimas são bem utilizadas.