Gestão do Conhecimento: Organize o principal valor da sua empresa

Hoje em dia é muito comum ouvirmos que estamos na era da informação, porém muitas vezes percebemos que esta informação se perde dentro da sua empresa. É neste sentido que surge o conceito da Gestão do Conhecimento, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Por muito tempo foi comum termos nas empresas aqueles funcionários que tem vários anos de casa, sabem sobre cada detalhe da organização e são imprescindíveis para o funcionamento das mesmas. Entretanto este tipo de funcionário está ficando cada vez mais raro, pois as pessoas atualmente entendem que devem buscar sempre novos desafios para ver algum sentido na vida. E com a saída destas pessoas das empresas o que acontece com todo o conhecimento gerado e absorvido por ela? Se não há uma boa gestão das informações a perda de um funcionário pode acarretar em um enorme retrabalho, até que seu substituto consiga desempenhar o mesmo papel, com a mesma habilidade e produtividade, além do risco da informação ir para as mãos de um concorrente. É por isso que dizemos que as empresas devem depender cada vez mais dos seus processos e menos de suas pessoas. Mas como isto é possível?

Organize os dados

Todos os dados da empresa devem ser mantidos de forma organizada e de fácil acesso a quem precisar e tiver autorização para isto. Não se pode gastar várias horas para formular um simples relatório ou se entender o histórico de compras de um cliente, isto faz a empresa perder produtividade e, como diz o ditado, “tempo é dinheiro”. Ter um bom sistema de gestão facilita muito neste ponto, pois sua oficina, sua imobiliária, ou qualquer que seja seu negócio, tem muitas informações sobre clientes, produtos, serviços, finanças, entre outros, e ter tudo isso em um só lugar facilita seu acesso.

Capacite seus colaboradores

Além de organizar suas informações, invista em treinamentos e capacitações para seus colaboradores, nas áreas em que atuam e em outros temas ligados ao seu negócio. É fundamental ter na equipe funcionários cada vez mais capacitados e inteirados do que você vende. Isso é importante no momento de uma baixa inesperada na equipe, onde um outro funcionário, até mesmo de outro setor, poderá desempenhar o papel do cargo que ficou em vacância.

Garanta o sigilo das informações

Por fim, tenha em mente que você está inserido num mercado extremamente concorrido, onde cada informação tem um grande valor. Ter em sua empresa um software de gestão confiável é um grande passo para sua segurança. Porém é recomendável ter a garantia de que seu funcionário não levará seus dados a outras empresas, e isto pode ser feito por meio de um termo de confidencialidade assinado no momento da admissão do novo funcionário.

Você conseguiu entender a importância da Gestão do Conhecimento? Ficou com alguma dúvida ou tem algo para acrescentar? É só deixar um comentário abaixo!
nuvem-gestor