Comunicação empresarial: porque investir na comunicação interna e externa

Comunicação Empresarial - Fonte: Pexels

Uma empresa pode ser dividida em vários setores, e além de ter a comunicação entre os setores e entre os diretores, também existe a comunicação da empresa com o público. Tudo isso faz parte da comunicação empresarial, que se torna importante tanto para o funcionamento e sustentabilidade do negócio, como também para conquistar novos clientes e manter o relacionamento. Confira a seguir um pouco mais sobre esse tema e também os principais motivos de se ter uma boa comunicação empresarial.  

O que é? 

A comunicação empresarial está relacionada com tudo que é utilizado para a comunicação entre a marca e seu público, sendo que isso pode ser tanto interno, com relação aos funcionários, quanto externo, com os clientes e o público. Ou seja, ela é a parte que transmite informações de forma a melhorar a reputação da empresa, o engajamento com seus clientes e melhorar seus resultados. Com a tecnologia sendo cada vez mais implementada dentro das empresas, a comunicação empresarial também se modificou sendo que hoje uma de suas bases são as mídias sociais. Portanto, a comunicação empresarial está diretamente relacionada com a manutenção e sustentabilidade da empresa.  

Por que ter uma boa comunicação empresarial? 

Naturalmente a comunicação é essencial em qualquer negócio, contudo existem alguns motivos principais do porquê investir e ter uma boa comunicação empresarial dentro de uma empresa.  

Interação mais efetiva com os funcionários 

Quando existe uma segregação muito forte, em que apenas os altos cargos têm acesso a todas as informações, a comunicação entre setores pode ser prejudicada de tal forma que torne o negócio insustentável. Dessa forma, garantir que exista uma boa comunicação e um fluxo de informações dentro da empresa é essencial para que ocorra uma interação mais efetiva entre os funcionários e com os funcionários entre todos os níveis.  

Melhora a reputação da empresa 

Ao se ter uma boa comunicação interna e externa, o primeiro retorno a ser visto é da reputação da empresa. Afinal, quando os empregados estão cientes de tudo que a empresa está passando e de todos os processos, eles irão reproduzir comentários mais positivos. O mesmo vale para os clientes e consumidores, ao serem bem atendidos e se sentirem confortáveis em discutir, perguntar e resolver problemas com a marca.  

Espaço aberto para dúvidas e sugestões 

Ao se ter uma boa comunicação dentro da empresa, com fornecedores, clientes, entre outros, isso torna o ambiente mais aberto para esclarecer dúvidas, receber sugestões e opiniões. E por meio disso a empresa pode conseguir identificar e melhorar certos aspectos, fazendo com que a mesma sempre esteja evoluindo.  

Aumenta alinhamento e produtividade 

Por fim, uma boa comunicação empresarial interna garante maior produtividade em consequência ao alinhamento entre as equipes que forma a empresa. Assim, todos sabem a função de cada um e como resolver possíveis imprevistos cotidianos.