Gestão de Clima Organizacional: saiba como aplicar na empresa

gestão de clima organizacional (Fonte: Pixabay)
gestão de clima organizacional (Fonte: Pixabay)

A maneira como os seus funcionários compreendem o espaço em que eles trabalham pode interferir diretamente na qualidade do serviço realizado por eles. Venha conhecer o que é a Gestão de Clima Organizacional e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

Tema comum entre os membros de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas, essa estratégia possui um papel muito importante dentro de um negócio. A junção dos sentimentos e percepções que sua equipe atribui ao espaço de trabalho corrobora diretamente com o processo de vinculação entre colaboradores e organização.

Leia atentamente até o final do artigo para saber sobre a gestão de clima organizacional e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais.

O que é a estratégia de Gestão de Clima Organizacional?

Sabe-se que o clima de uma empresa nada mais é do que um conjunto de experiências e sentimentos que os funcionários se apropriam, de acordo com o seu nível de satisfação, as suas motivações e a vontade de estar nesse local. Com isso, pode-se definir a gestão do clima organizacional de uma instituição como um conjunto de boas práticas e ideais que possuem como finalidade a geração e a manutenção de um ambiente de trabalho saudável para toda a equipe de trabalho.

Diversos fatores corroboram diretamente com o sentimentalismo relacionado ao ambiente de trabalho, como a qualidade dos materiais utilizados, a existência ou não de conflitos interpessoais, a qualidade do reconhecimento e a motivação dos funcionários. Tudo isso sendo importante para a qualidade final do serviço oferecido e no desempenho individual e geral da equipe.

Como aplicar essa estratégia na sua empresa?

Realizar uma pesquisa de clima organizacional

Com essa ferramenta, os gestores conseguem realizar um diagnóstico de como a empresa é sentida pelos funcionários, avaliando os seguintes tópicos:

  • qualidade do local de trabalho;
  • coisas que motivam ou desmotivam os trabalhadores;
  • distribuição de tarefas;
  • capacitação dos funcionários;
  • qualidade dos relacionamentos entre equipes, gestores e funcionários;

 Desenvolvimento de um plano de ação

Com base nos resultados da pesquisa anterior, é possível realizar um plano de ação que consiga melhorar aspectos marcados como deficitários pela pesquisa. Esse plano deve conter ações que consigam melhorar o clima organizacional, visando melhoria do desempenho dos membros da equipe. É importante marcar datas e estipular membros responsáveis pela implementação.

Colocar em prática o plano de ação e monitorar desempenhos

Após os passos anteriores, é imprescindível colocar em prática todas as ideias. Nesse momento o gestor busca melhorar os aspectos que não estavam qualificados anteriormente, como a comunicação interna, feedbacks, reconhecimento de esforços, aumento de remuneração etc.

Vale ressaltar que as modificações implementadas devem ser monitoradas para visualizar se houveram melhorias significativas.