4 diferenças entre gestão de pessoas e recursos humanos

Muitas pessoas acreditam que esta e os recursos humanos tratam dos mesmos assuntos.

Gestão de pessoas e RH - Fonte: Pixabay
Gestão de pessoas e RH - Fonte: Pixabay

A gestão de pessoas tem se tornado um setor indispensável de uma organização que possui colaboradores. Mas muitas pessoas acreditam que esta e os recursos humanos tratam dos mesmos assuntos. 

Este equívoco se dá pelo fato de que uma engloba a outra, complementando-se. Mas é possível sim ter apenas um destes dois setores dentro de uma empresa, tudo depende dos objetivos que esta organização tem. 

Em resumo, esses dois setores organizacionais são a ponte entre a empresa e seus colaboradores, e por isso não podem deixar de existir. Se você ainda tem dúvidas quanto às diferenças entre RH e gestão de pessoas, continue lendo este artigo. 

Objetivos das ações

A primeira diferença entre o setor de gestão de pessoas e o de recursos humanos é o objetivo das ações que cada um desenvolve com os colaboradores. O primeiro busca o desenvolvimento e o engajamento do colaborador dentro da equipe. 

Já o segundo busca em suas ações melhorar o desempenho dos funcionários, focando principalmente na produtividade e metas a serem alcançadas. Nem um nem o outro está ultrapassado, ambos têm grande funcionalidade dentro da organização. 

Ações desenvolvidas

Outra diferença notável entre a gestão de pessoas e o recurso humano se baseia nas ações que cada um desenvolve com os colaboradores. No recursos humanos, as atividades são voltadas para a seleção e o recrutamento de profissionais.

Enquanto isso, em gestão de pessoas, as atividades servem como investimento no desenvolvimento profissional e pessoal. Dentre as atividades desenvolvidas, o treinamento pessoal e a melhoria do clima organizacional podem ser citadas. 

Avaliação e feedback 

Nos recursos humanos essas ações ocorrem sempre, mas o objetivo das avaliações é medir a produtividade de cada colaborador e identificar pontos que precisam ser melhorados para alcançar as metas. 

Já em gestão de pessoas, os momentos de avaliação são também conhecidos como feedback, onde além de ser avaliado quanto ao seu desenvolvimento profissional, o colaborador tem espaço para se auto avaliar e avaliar a empresa. Isso funciona para promover um espaço acolhedor e manter aquele funcionário ativo na empresa. 

Estratégias 

O recursos humanos utiliza estratégias que vão melhorar a motivação do colaborador, mas com vistas ao aumento de sua produtividade, pensando no bem estar da empresa. 

Já a gestão de pessoas trabalhará com estratégias que vão aumentar a motivação profissional, mas pensando no bem estar de cada indivíduo de uma equipe. O foco é o trabalhador e não o trabalho. 

O que achou deste conteúdo? Venha acompanhar mais como este no blog mundo mídia.