Saiba o porquê de nunca misturar a conta pessoal com a empresarial

O Brasil é um país de empreendedores. Dados do Portal do Empreendedor de dezembro de 2020 mostram que, só naquele ano, mais de 11 milhões de microempreendedores haviam sido registrados. Paradoxalmente, muitos deles não irão durar a longo prazo: 75% fecham após cinco anos. Eles são a oficina nova da esquina que acabou de abrir, a pizzaria que está atraindo clientes agora, ou o salão de beleza lutando para se estabelecer. O principal motivo por trás do fracasso de alguns é, notoriamente, a falta de uma gestão financeira eficiente.


Já discutimos aqui no blog como organizar e fortalecer o setor financeiro da sua empresa, mas neste post iremos tocar num ponto que, sem dúvidas, muitos ainda erram: a famosa “mistura” entre as contas pessoais e a empresarial. Isso colabora para que um empreendimento ou startup integre o time dos 75% por um motivo claro: a falta de controle das contas e dificuldade em separar dados da empresa daqueles individuais. Consequentemente, torna-se impossível realizar projeções de crescimento a médio ou longo prazo para o negócio.


Por isso, não cometa o engano de pensar que, pela empresa ser pequena, ela não precisa ter um setor financeiro bem estruturado ou uma conta jurídica: muito pelo contrário! Por questões de contabilidade e regularização perante a Receita Federal, qualquer valor que entra deve, primeiro, ser alocado à pessoa jurídica. Só depois que os trâmites legais foram concluídos e seguindo um planejamento prévio, os recursos podem ser transferidos à pessoa física. Ou, em outras palavras, chegar à sua conta pessoal.


Seguir essa regra é imprescindível para evitar penalizações futuras e perder o domínio sobre os dados financeiros do seu negócio. E, felizmente, hoje já é possível administrá-los com eficiência, qualidade e segurança sem que seja necessário pagar horas extras ao contador. Com um software de gestão online como o Nuvem Gestor, você gerencia em tempo real as suas finanças empresariais. Além disso, ele ajuda a organizar a rotina, demonstra contas a serem pagas e valores a receber, além de muitas outras funcionalidades.


Agora você já sabe: jamais misture o lado pessoal com o empresarial (em qualquer âmbito) se quer evitar uma dor de cabeça daquelas! Para mais dicas sobre gestão, continue nos acompanhando aqui no blog.