3 maneiras de fazer gestão do tempo no trabalho

Relógio sem números em fundo branco azulando simbolizando gestão do tempo
(Foto: Unsplash)

Um dos maiores desafios no dia a dia do trabalho é a gestão do tempo e das tarefas a serem feitas. Isto é, sem uma organização do tempo para cada atividade, é fácil cair na armadilha de começar uma tarefa e não terminar, ou ainda deixar para depois e acabar gerando uma bola de neve. Mas sofrer por falta de organização no ambiente de trabalho não é necessário com as 3 formas de gestão de tempo que listamos. Acompanhe-nos!

Compreenda: cada um tem um ritmo

É impossível contornar o fato de que cada colaborador tem um ritmo de trabalho para realizar suas tarefas. Por isso mesmo, compreender isso é o primeiro passo para fazer uma boa gestão do tempo. E isto não significa que o gestor deve abraçar a lentidão como uma forma de trabalho – estamos falando de outra coisa.

Alguns trabalhadores realizam várias tarefas ao mesmo tempo, enquanto outros preferem fazer uma atividade de cada vez. Se todos cumprem com suas funções, o trabalho estará feito, mesmo que em ritmos e de modos diferentes. Ou, ainda, alguns precisam de rituais diários para aumentar a própria produtividade, mas entregam o que lhe é proposto. E é isto que importa. 

Preveja imprevistos

Uma capacidade importante no cotidiano do trabalho é a habilidade de “prever imprevistos”. Prever o que vai acontecer, de fato, é pouco provável. Mas ter o jogo de cintura para saber que algo pode acontecer e ter um plano B para essas horas faz toda a diferença.

Logo, o mais importante é reservar um tempo entre todas as tarefas para lidar com os imprevistos cotidianos. Desta forma, haverá maior liberdade para utilizar estratégias alternativas ou tomar caminhos diferentes que podem levar à mesma finalidade, caso a via mais fácil não seja possível naquele momento.

Utilize metodologias de organização no trabalho

Entre as melhores formas de organizar as demandas do trabalho, estão os métodos de gestão. Embora o foco não seja o tempo e sim as atividades a serem feitas, ao organizar as tarefas diárias, o tempo estará automaticamente organizado. Afinal, os métodos de organização das demandas de trabalho focam em organizar de acordo com prioridades, de forma que as urgências são colocadas em primeiro plano.

E para saber quais são os métodos de organização das demandas de trabalho que podem auxiliar na sua gestão e tempo, confira este artigo do Blog Mundo Mídia!