O que significa ser o CEO de uma empresa?

CEO - Fonte: Pexels

Esse termo é comumente visto em filmes e séries, e muitas pessoas podem acabar tendo dúvidas do que realmente pode ser um CEO. Essa sigla vem do termo em inglês Chief Executive Officer, e se refere ao cargo de diretor executivo. Confira a seguir mais sobre esse cargo e porque ele é tão importante dentro das empresas.  

O que faz um CEO? 

O diretor executivo, ou CEO, é um dos principais cargos dentro de uma empresa, sendo responsável pela tomada de decisões importantes, gerenciamento dos recursos e atua como comunicação entre produção e administração.  

Eles geralmente cuidam da parte estratégica da empresa, garantindo o cumprimento de metas por meio de processos implementados durante o determinado período. Assim, em empresas de tecnologia, por exemplo, o CEO tem seu foco voltado para ter pessoas de alta capacidade para atendimento e suporte dos clientes, cuidando da gestão dos funcionários e também da contratação. 

Responsabilidades de um CEO 

A seguir citamos as principais responsabilidades de um CEO dentro de uma empresa: 

  • Comunicação entre operação e administração, gerenciando a implementação de ações dentro da empresa 
  • Direcionamento de outros líderes, bem como avaliação e orientação 
  • Desenvolvimento de planejamentos estratégicos e mudanças com foco no crescimento e destaque da empresa no mercado 
  • Gestão de investidores, de forma a buscar por aquisições e vendas com intuito de valorizar as ações da empresa 
  • Representar a empresa para a comunidade social, comparecendo em eventos ou atividades que envolvam o nome da companhia 
  • Avaliação do sucesso da organização na conquista de metas 

Como se tornar um CEO 

Para se tornar um CEO é preciso ter domínio em algumas áreas, além de foco, disciplina e experiência em negócios. No quesito qualidades e características é preciso ser comunicativo, de forma a aceitar críticas e também orientar seus funcionários, e ter uma boa liderança de pessoas.  

Por fim, é preciso saber lidar com pressão e tomar decisões difíceis, além de arcar com as consequências da mesma. Não ter medo de arriscar e fazer mudanças, com o intuito de sempre se destacar com relação aos seus concorrentes. Um CEO precisa ter domínio de mercado, com conhecimento aprofundado tanto de fornecedores como de concorrentes. E atualmente, a principal característica mostrada por CEOs de sucesso é a capacidade de adaptação.  

Quer saber mais sobre gestão de empresas? Não deixe de conferir 7 dicas para ter uma gestão empresarial de sucesso.