Tudo o que você precisa saber sobre o IGP-M

Se trabalha no setor imobiliário, você deve saber o que é o IGP-M, não é mesmo? Se ainda não conhece bem, leia agora nossa matéria!

Também conhecido como imposto da inflação do aluguel, o índice é muitas vezes utilizado como parâmetro para reajustar os preços dos imóveis em locação e vários outros setores.

A sigla quer dizer Índice Geral de Preços do Mercado, e é calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Ele funciona como um corretor de valores diversificados, desde locações até contas de eletricidade. E é calculado baseado em três outros impostos, seguindo a balança abaixo:

  • IPA-M (60%): Índice de Preços ao Produtor Amplo Mercado, que representa os preços no atacado;
  • IPC-M (30%): Índice de Preços ao Consumidor Mercado, que corresponde à inflação no varejo;
  • INCC-M (10%): Índice Nacional de Custo da Construção Mercado, que afere os custos do setor de construções habitacionais.

Com essa escala, os aluguéis são corrigidos pelo valor anual acumulado, em uma taxa variável nos últimos 12 meses, utilizando a seguinte fórmula: Valor atual do aluguel * (1 + IGP-M acumulado no último ano) = valor reajustado

E agora que você sabe mais e não precisa temer o reajuste imobiliário, você deve investir em uma plataforma de gestão de qualidade! Faça agora mesmo o cadastro no TESTE do Imóvel Integrado, conheça as vantagens que ele trará para seu negócio e não perca tempo! O seu cliente aguarda o melhor do seu atendimento!

Imóvel Integrado