Quais informações não podem faltar numa carta de demissão?

A carta de demissão é um documento formal responsável por informar a um funcionário que ele não fará mais parte da força de colaboradores da empresa. E, ao contrário do que muitos pensam, ela precisa ser redigida mesmo que o desligamento já tenha sido comunicado informalmente.


A carta comprova que a empresa e o funcionário estão de acordo com a demissão e precisa ser redigida quanto antes, mesmo que haja aviso prévio. Afinal, é na própria carta que se dispõe sobre as datas de início e término deste período, que dura geralmente 30 dias e antecede a saída formal do emprego. Existem, inclusive, inúmeros modelos de cartas de demissão na internet, mas elas geralmente têm em comum os seguintes itens:

  • Nome da empresa
  • Nome do gestor ou pessoa responsável pela área de Recursos Humanos (RH);
  • Informação do desligamento, com a especificação do cargo ocupado pelo funcionário a ser desligado;
  • Informação sobre o cumprimento ou não do aviso prévio;
  • Nome completo do funcionário e assinatura.

Devido às especificidades de cada situação, é importante incluir quaisquer detalhes que sejam relevantes. Por exemplo, se o funcionário não deseja, ou então não pode, cumprir o aviso prévio, esta informação precisa ser disposta na carta de demissão, de forma a evitar obstáculos legais ou disputas no futuro.


E não esqueça: seja uma carta de desligamento próprio ou vinda do RH/gerência, ela precisa sempre ser escrita à mão e de forma concisa. Portanto, não deixe de escrever com uma letra legível e, se possível, fazer cópias do documento original para arquivamento posterior.


E você? Já sabia quais informações incluir numa carta de demissão ou, então, já precisou redigir este documento?