4 maneiras de evitar a falência do seu negócio

Evitar o fechamento de empresas - Fonte: Pexels

Ao se abrir uma empresa, claramente existem riscos como qualquer outro tipo de investimento, afinal nenhum investimento consegue dar 100% de certeza do sucesso. Principalmente durante o período de pandemia muitas empresas vieram a fechar por conta das condições, assim como má gestão, falta de estoque ou planejamento. Portanto, confira a seguir 4 maneiras de evitar a falência do seu negócio. 

O que significa uma empresa falir? 

Basicamente, isso acontece quando o negócio não se torna mais sustentável. Ou seja, a empresa não consegue ter retorno suficiente para dar conta das dívidas e ainda obter o lucro necessário para sobreviver. Dessa forma, a falência ocorre quando o dono da empresa não consegue mais gerir o negócio, passando o controle para um administrador judicial.  

A justiça então irá calcular todas as dívidas, contando ativos e passivos para pagar as dívidas. Assim, o processo de determinação da falência pode ocorrer de 4 formas diferentes de acordo com a Lei n° 11.101: por deliberação de credores em uma assembleia, pela não apresentação do dono da empresa para o cumprimento do plano de recuperação, rejeição do plano de recuperação ou pelo descumprimento do que foi imposto para recuperação. O dono da empresa, após decretada a falência, fica inabilitado empresarialmente.  

4 maneiras de evitar a falência 

Confira a seguir 4 formas de manter um negócio estável e evitar a falência. 

Planejamento 

Claramente, nos negócios o planejamento é fundamental para evitar a falência. Isso porque será a partir dele que o empreendedor poderá analisar a situação da empresa com relação ao mercado e aos seus concorrentes. Se algo precisa melhorar para aumentar as vendas, quanto é necessário para o negócio sobreviver, o que é possível fazer para ter novas oportunidade de lucro, etc.  

Fluxo de caixa e administração financeira 

O fluxo de caixa é que informará como a empresa está se saído, e a partir dele é possível ter o controle de tudo que entra e tudo que saí financeiramente da empresa. Algo conectado diretamente com a administração financeira do negócio, que precisa ser muito bem gerido para evitar defasagens, por isso o fluxo de caixa precisa sempre estar atualizado. Isso também permite a empresa saber quando é possível uma expansão ou não por meio do valuation da empresa.  

Renegociações 

Outra dica importante é não deixar acumular as dívidas. Sempre que algo não puder ser pago, tente primeiro renegociar, ver outras opções de pagamento e apresente a situação da empresa o mais honestamente possível. Isso traz mais confiança para o credor e pode evitar o processo de falência. A partir das renegociações pode-se pensar formas de cumprir os novos prazos e também tentar evitar novos empréstimos muito altos ou que demorem muito para serem quitados.  

Fundo emergencial 

A pandemia evidenciou a necessidade de se ter um fundo emergencial, afinal nunca se sabe quando se pode precisar. Portanto, é importante desde o início tentar construir uma reserva para a empresa. Os negócios tendem a ser voláteis e variar bastante de um mês para o outro, principalmente no início. Ter uma reserva consegue manter o negócio mais seguro e estável, pois sabe-se que se precisar existe um fundo para se recorrer. Claro que o mesmo só deve ser utilizado em últimos casos.