Financiamento ou Empréstimo: você sabe qual a melhor opção?

Muitas vezes temos o desejo de adquirir um bem material, ou abrir um negócio, mas não temos dinheiro suficiente no momento. É aí que entram as opções de Financiamento e empréstimo.

Você sabe escolher qual a melhor opção? Vai depender de cada situação, por isso é preciso que o consumidor tenha bem claro as vantagens de cada modalidade e avalie cuidadosamente qual irá resultar em melhor custo benefício para ele.

Como funciona o empréstimo

No caso do empréstimo, a instituição financeira faz um contrato com o cliente, disponibilizando para ele um crédito em dinheiro.

O cliente terá que devolver a instituição o valor em determinado prazo e com juros pré-estabelecidos.

Ao receber o empréstimo, o cliente pode gastá-lo como quiser, podendo ser em uma viagem, para quitar dívidas ou investir em um negócio. a instituição não precisa, necessariamente, de uma justificativa de para onde irá o dinheiro.

Mas antes de realizar um contrato com a instituição e ter seu crédito liberado, será feita uma análise de crédito.

Os bancos e instituições vão levar em conta o comportamento do cliente para calcular os juros, que podem ser maiores se os riscos que a empresa assumir forem altos.

Não ter uma conta negativada, pagar a fatura do cartão de crédito em dia e ter uma renda mensal compatível com o valor do empréstimo, são fatores considerados na hora de calcular as taxas de juros.

Como funciona o financiamento

O financiamento também é um contrato entre clientes e instituições financeiras, porém no financiamento o dinheiro não é oferecido diretamente ao cliente, a instituição financia a compra de um bem, geralmente é usado para aquisição de bens de valor mais elevado.

E aqui se encontra a primeira grande diferença entre as duas opções de contrato: no financiamento o cliente precisa obrigatoriamente especificar seu objetivo de aquisição, por exemplo a aquisição de um imóvel.

Via de regra, as taxas de juros são menores pois o bem adquirido entrará como garantia do crédito liberado.

Como escolher

A melhor opção sempre será aquela que atende as necessidades do contratante. As taxas de juros e prazo para pagamento costumam variar de acordo com a instituição, então é importante pesquisar.

O financiamento geralmente é mais vantajoso para quem vai adquirir um grande bem e o empréstimo oferece maior flexibilidade quanto a gastar o dinheiro. Antes de contratar qualquer modalidade pense cuidadosamente.