Pontos positivos e negativos de se empreender no Brasil

Empreender no Brasil - Fonte: Pexels

Empreender pode parecer um sonho arriscado para muitos brasileiros, principalmente no período de pós-pandemia. Contudo, certamente abrir o seu próprio negócio traz diversas vantagens e realizações pessoais. Para empreender com sucesso é importante lembrar de que um conhecimento básico em negócios é necessário, assim como em gestão. Porém outros fatores podem ser vistos como desvantagens, como é o caso da burocracia e dos direitos trabalhistas recebidos. Confira a seguir algumas das principais vantagens e desvantagens de se empreender no Brasil. 

Vantagens 

Trabalhar com o que se gosta 

Claramente a primeira vantagem a ser apontada é que abrindo o seu próprio negócio você pode trabalhar com qualquer ideia. Assim, é possível trabalhar com o que se gosta no dia a dia, o que ajuda no desenvolvimento profissional. 

Ganhos proporcionais 

Diferente de um trabalho fixo em que se é funcionário e se tem um determinado salário que será o mesmo independente do quanto se trabalhe. Ao se tornar empreendedor você consegue ter um ganho proporcional, ou seja, quanto mais se trabalha, mais se ganha. Assim, quando ocorre o retorno do negócio geralmente ele tende a ser mais satisfatório ainda e maior.  

Autonomia 

Esse é um dos principais motivos de muitos brasileiros quererem abrir o seu próprio negócio, ter autonomia. Quando se é empreendedor você que tomará as rédeas da empresa, tomando as decisões principais e coordenando os outros funcionários.  

Flexibilidade 

Isso claramente irá depender de que tipo de empresa será aberta e em qual ramo ela irá trabalhar. Para quem trabalha no comércio os horários são menos flexíveis, porém em outros setores é possível ter uma agenda maleável no trabalho, o que permite alterações e mudanças sem demais problemas.  

Desafios e ideias 

Para quem gosta de desafios diários, aplicar ideias novas e deixar a criatividade brilhar, empreender com certeza é o caminho certo. Afinal, no mundo dos negócios é possível fazer inúmeras parcerias, criar novos produtos e serviços, e trazer novas aplicações.  

Desvantagens 

Burocracia 

No Brasil, a burocracia causa dor de cabeça em muitas pessoas. E para abrir uma empresa e reservar todos os direitos, bem como cumprir seus deveres perante o governo, pode dar trabalho. Dependendo a classificação da empresa, o que será cobrado burocraticamente será menor ou maior. Assim, pequenos e microempreendedores tem menos passos e etapas com relação a parte burocrática.  

Direitos trabalhistas 

Quando se é dono do próprio negócio, muitos direitos como férias, décimo terceiro e FGTS não serão mais direitos seus e sim dos seus funcionários. Dessa forma, é preciso ficar atento que ao se tornar o chefe nem tudo serão maravilhas. O mesmo vale para o salário, que pode ser volátil, afinal terá semanas que os produtos podem não vender tão bem.  

Riscos 

Todo empreendimento apresenta seus riscos, pois o mesmo funciona como um investimento. Portanto, mesmo que a ideia seja muito boa, existem diversos fatores que podem fazer com que o mesmo não obtenha sucesso. Como mal gerenciamento, expansão descontrolada, pouco investimento, falta de destaque no mercado e até mesmo a concorrência.  

Clientela 

Apesar de você ser o dono do empreendimento e o chefe dentro da empresa, saiba que no mundo dos negócios os clientes é que irão definir qual será a reputação perante o público. Assim, é preciso ficar sempre atento a clientela e ver o que se pode mudar para aumentar o nível de satisfação da mesma. Uma das primeiras perguntas a serem feitas antes de abrir um negócio é justamente quem iria comprar e por quê. 

Se você está pensando em começar a empreender, não deixe de conferir algumas dicas para empreender e ter sucesso em 2022.