Trabalhando de casa? Saiba como não perder o foco!

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as relações de trabalho sofreram profundas alterações. Tivemos de nos adaptar à nova realidade imposta e nos distanciar socialmente, bem como restringir nossos movimentos, para evitar a propagação do vírus. O que significava que não era mais possível trabalhar fisicamente num escritório com outras pessoas.


Muita coisa já mudou desde então. Aprendemos a lidar melhor com as restrições e entender como navegar esse novo mundo, mas se existe uma coisa que podemos tirar como lição deste período difícil é: a prática de trabalhar de casa veio para ficar.

Se por um lado era mais fácil trabalhar do conforto de casa, de forma mais autônoma e em horários que melhor atendem à rotina do funcionário, por outro ficou mais fácil desfocar e se desviar dos afazeres. Afinal, trabalhar de casa significa ter inúmeras distrações que não existem num escritório. Portanto, é importante tomar cuidado para não deixar as coisas desandarem.


Algumas dicas simples que o ajudarão a se manter na rotina são:

  • Vista-se como se estivesse indo para o trabalho: usar pijamas e estar descalço pode comprometer a seriedade do serviço, mesmo que inconscientemente;

  • Nada de TV ligada ao fundo: você está trabalhando de casa, mas ainda assim desempenhando o seu trabalho. Portanto, evite distrações!

  • Estabeleça horários para uso do telefone pessoal: isso evita que você caia no famoso “loop” do Instagram, em que se dá uma “olhadinha” por 5 minutos e, quando menos se espera, já se passou uma hora;

  • Estimule o respeito à diária de trabalho: se a sua jornada começa às 08:00 e termina às 18:00, não ultrapasse o horário ou estimule conversas profissionais fora de hora. Essa prática afeta negativamente a rotina e causa exaustão;


Ter mais e melhores resultados é a sua única garantia de segurança financeira durante a crise. Então, é preciso se atentar às demandas e levar o home office a sério. Ele é, afinal de contas, nada mais que o seu trabalho, porém de forma remota. E, quanto melhor você desempenha sua função, mais você se sente realizado e menores são os desgastes emocionais!