Conheça 4 tipos de capital de giro para manter sua empresa de pé

Homem empresário de frente para macbook
(Fonte: Unsplash)

As pequenas e micro empresas geraram mais de 1 milhão de carteiras assinadas em 2022, demonstrando que se tratam de uma parte importante da economia do país. E, mesmo assim, para muitos pequenos e microempreendedores é difícil a tarefa diária de lidar com as finanças, em especial com o capital de giro.

Em geral, o capital de giro é o dinheiro que é necessário ter em caixa para que a empresa funcione e consiga pagar despesas antes da entrada de receitas. Mas só isso não explica muito bem o que empreendedores precisam saber.

Por isso, neste artigo apresentaremos 4 tipos de capital de giro, a fim de esclarecer como esse montante impacta no funcionamento da sua empresa. Acompanhe-nos!

Capital de giro líquido

O termo “líquido” se refere, nesse caso, aos bens líquidos, dinheiro ou bens facilmente conversíveis em dinheiro, como o estoque da empresa. Assim, o capital de giro líquido é a subtração do passivo circulante da empresa pelo ativo circulante. Mas o que isso significa?

Os ativos de uma empresa são o patrimônio da empresa, mas o termo “circulante” revela que se tratam não dos bens fixos como carro e posses, mas, no caso de ativo circulante, do caixa e estoque. Já o passivo circulante refere-se à dívida ou algo que é necessário pagar, com aluguel ou um contrato com fornecedores. Falamos, aqui, do capital de giro em seu sentido comum.

Capital de giro negativo

Já o capital de giro negativo refere-se à subtração do passivo circulante pelo ativo circulante, ou das despesas pelo dinheiro em caixa, conta, dessa vez, com valor negativo. Desse modo, é um estado do capital de giro em que ele não foi suficiente para quitar as contas da empresa naquele momento. Logo, é um momento crítico.

Entretanto, eventualmente, pode acontecer. O mais importante em uma situação como essa é que dure pouco, para que não se transforme em um prejuízo de difícil saída.

Capital de giro próprio

O capital de giro próprio, por outro lado, é o capital de giro ideal. Neste, o fluxo de caixa da sua empresa dá conta de pagar as despesas antes da entrada das receitas. Ou seja, sua empresa vai bem, e consegue se sustentar com suas receitas mesmo antes da chegada de novos ativos!

Capital de giro para investimentos

Embora nem todos empresários conheçam esse termo, o capital de giro para investimentos se refere a um montante do capital de giro voltado para investir na própria empresa. Assim, em alguns momentos pode ser que o capital de giro líquido seja menor devido a um investimento que ocupa parte dos recursos circulantes. E tudo bem, já que realizar investimentos é importante para qualquer empresa.