Conheça 4 passos para ter uma boa margem de lucro

Empresária com notebook e calculadora calculando uma boa margem de lucro.
(Fonte: Unsplash)

É muito importante, para um negócio, calcular uma boa margem de lucro dos serviços da sua empresa, ou do seu produto. Mesmo assim, não são todos os empreendedores ou gestores que fazem isso de antemão. Em alguns casos, a margem de lucro pode ser modificada de propósito, visando uma estratégia, mas, sem controle, uma baixa margem pode levar sua empresa à falência.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro e o lucro de uma empresa são coisas diferentes. Um se refere ao lucro do serviço ou produto. Já a margem de lucro calcula, em porcentagem, quanto sobra da receita subtraídos todos os custos. Assim, uma  boa margem de lucro será pensada nas necessidades da empresa, nos custos e no preço final do produto ou serviço. Mas como calcular? 

Como calcular uma boa margem de lucro 

Para calcular a margem de lucro ideal para sua empresa, há alguns passos a seguir.

  1. Encontre o preço apropriado

Se a sua empresa fecha muitos contratos, ou vende em grandes quantidades, uma margem de lucro menor pode ser viável. Afinal, você lucrará, principalmente, pela quantidade. Entretanto, se esse não é o seu caso, vale a pena rever a margem de lucro líquida de cada produto ou serviço.

Uma maneira de encontrar um bom preço é comparar com o preço dos concorrentes e verificar se estão no mesmo nível. Caso seu preço esteja muito diferente, faça as contas e veja se não esqueceu de nada.

  1. Planeje e se organize

Ao pensar em lucro, é necessário pensar também nos custos de mão de obra, matéria prima, aluguel, contas de telefone, licença, e mais. Dessa maneira, o planejamento é chave para precificar os produtos e serviços agora, mas também no futuro. Por isso, tenha os gastos da sua empresa na ponta do lápis para pensar em uma boa margem de lucro e no preço final.

  1. Pense na margem de lucro

Já falamos que a margem de lucro e o lucro são diferentes. E, para pensar no preço do seu produto e ter lucros consistentes na sua empresa, é com a margem de lucro que você deve planejar. Isto porque, para serviços ou produtos frequentemente comprados, o lucro pode ser menor, pois o que conta mesmo é o final do mês.

  1. Margem de lucro de receitas recorrentes

Se seu negócio já tem clientes que recorrentemente necessitam do seu serviço, ou então do seu produto, utilize isso a seu favor. Este é mais um caso em que é possível modificar a margem de lucro ideal, pensando na segurança da empresa.

Por fim, utilize dos dados para montar uma boa margem de lucro, e saiba quando alterá-la para não perder vendas e oportunidades.