3 atividades em grupo para impulsionar sua equipe

Quando falamos de gestão de pessoas, logo vem em mente atividades em grupo, e por mais clichê que elas sejam, podem fazer muita diferença.

Atividades em grupo - Fonte: Pixabay
Atividades em grupo - Fonte: Pixabay

Saber liderar uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil, pensando que lidar com pessoas requer muito cuidado. Quando falamos de gestão de pessoas, logo vem em mente atividades em grupo, e por mais clichê que elas sejam, podem fazer muita diferença. 

As dinâmicas de grupo para uma equipe vem a fim de melhorar o relacionamento interpessoal e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo para todos. Por isso, mesmo que em momentos pontuais, uma atividade em grupo pode ser necessária. 

Se você está em busca de ideias para atividades em grupo que ajudarão a melhorar sua equipe em gestão de pessoas, veio ao lugar certo. Confira abaixo algumas propostas de dinâmicas de grupo. 

1. Ilha deserta

Esta dinâmica pode ser usada em diferentes contextos, que não apenas o corporativo, já que pode criar laços entre as pessoas que estão envolvidas. O primeiro de tudo é reunir seus colaboradores em um grande círculo.

Agora, você deve fazer as seguintes perguntas:

  • Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, qual colega de trabalho gostaria que estivesse com você?
  • Se você ganhasse uma viagem a uma ilha deserta e pudesse levar três colegas, quem seriam?
  • Se você precisasse construir um abrigo na ilha deserta, quem com certeza lhe ajudaria?

Depois de feitas as perguntas, deixe que seus colaboradores reflitam e então respondam cada uma das perguntas. É importante lembrá-los de que além do nome, eles devem justificar a escolha. 

2. Nó humano

Nesta dinâmica os colaboradores irão trabalhar em grupo para solucionar problemas e resolver o desafio. Peça que eles formem um pequeno círculo, encostando os ombros uns nos outros. 

Em seguida, solicite que eles estendam a mão esquerda a frente e segurem a mão que estiver disponível. Feito isso, é hora de estender a mão direita e segurar a mão de outra pessoa. 

O desafio é que eles consigam retornar a forma circular sem que existam nós, para isso eles devem se organizar e decidir em conjunto quais serão os passos. Estabeleça um tempo para que a dinâmica se torne emocionante. 

3. Desenho às cegas

A proposta desta atividade é que os colaboradores consigam trabalhar em grupo para atingir o objetivo: criar um desenho. Mas não será tão fácil assim, apenas uma pessoa irá segurar o pincel, mas estará vendada. 

As demais devem fornecer instruções para que o colega consiga realizar a pintura dentro do tempo estipulado. Assim, eles irão trabalhar a comunicação e a delegação de tarefas ao mesmo tempo. 

Gostou do conteúdo? Venha conferir mais artigos como este no blog mundo mídia.