Vantagens e desvantagens do marketing multinível

Marketing multinível - Fonte: Pexels

O marketing de multinível ou marketing de rede é um modelo que utiliza de revendedores para aumentar o alcance da marca. No caso, os revendedores recebem um comissionamento por cada venda feita e o mesmo ainda podem montar uma equipe para aumentar seus lucros. Dessa forma, o marketing multinível não apenas foca na venda, como também em trazer novos distribuidores. Confira a seguir as vantagens e desvantagens desse modelo de vendas aliado ao marketing.  

Vantagens do marketing multinível 

Autonomia 

A primeira vantagem que o marketing multinível apresenta é a autonomia que seus revendedores possuem. Você pode escolher em qual setor quer atuar, quanto quer vender, quanto tempo irá trabalhar por dia, etc. Ou seja, você irá montar e trabalhar como se fosse um negócio próprio. Além disso, você pode escolher como será realizada suas vendas e quais estratégias de venda serão usadas. Assim, você pode fazer vendas de maneira tradicional, pode utilizar as mídias sociais, blogs, sites, e o que mais sua criatividade permitir.  

Suporte 

Como você será um revendedor, a empresa irá garantir todo o suporte. Afinal, você é apenas responsável pela venda dos produtos e serviços, qualquer defeito ou outros imprevistos, será a empresa que deverá se responsabilizar. Além disso, empresas maiores fornecem um suporte maior para seus revendedores, como capacitação e treinamentos, o que pode ser muito útil para quem nunca trabalhou com vendas.  

Retorno escalável 

Assim como um negócio próprio, na revenda você irá ganhar proporcional ao que você vender. Contudo, conforme você for montando a sua equipe e tiver pessoas que também revendam por você, o retorno financeiro se torna escalável. Assim, é possível ter um lucro que vai crescendo exponencialmente na teoria. 

Desvantagens do marketing multinível 

Precisa de um investimento inicial 

Uma desvantagem é que nesse tipo de negócio você terá que fazer um investimento inicial e isso traz um risco para o negócio, afinal você pode realizar o investimento e não ter o resultado esperado. Os valores podem variar de acordo com a empresa e o tipo de produto a ser revendido. Existe a opção de empresas que trabalham com catálogos, e nesse caso é possível começar sem um investimento inicial, mas isso é mais comum apenas no setor de cosméticos.  

O retorno pode demorar 

Mesmo para pessoas que já tenham experiência no ramo de vendas, esse tipo de negócio pode demorar para começar a trazer resultados financeiros. Isso porque o real lucro vem quando você tem contatos que também revendam. E criar uma rede boa de revendedores pode ser demorado e demandar de bastante trabalho no início.  

Quer saber mais sobre marketing? Confira como começar no marketing digital