Como reservar um fundo de emergência na gestão da sua empresa

Dinheiro em cima de uma carteira em fundo escuro simbolizando fundo de emergência
(Foto: Unsplash)

Gestores, pequenos empresários e microempreendedores provavelmente já se depararam com a necessidade de uma reserva de emergência nas finanças da empresa. Além de permitir que a empresa esteja melhor preparada contra imprevistos, reservas de emergência podem evitar o uso de cartão de crédito ou empréstimos nesses momentos. Ou seja, diminuem, em geral, as chances de endividamento.

Ademais, em momentos críticos com relação ao comportamento do mercado, ou ainda com relação ao capital de giro da empresa, uma reserva de emergência é o que mantém a empresa funcionando sem uma crise. Por isso, nós do Blog Mundo Mídia trouxemos alguns passos para você acumular este valor e deixar as finanças da sua empresa mais seguras.

Faça análises financeiras e projeções financeiras

Realizar periodicamente análises financeiras, assim como projeções financeiras, é um dos melhores “combos” para lidar com as finanças empresariais. É com estas duas ferramentas, que o planejamento financeiro da empresa se mantém mais alinhado com a realidade. E é também, desta forma, que se torna possível saber quanto é possível investir na reserva de emergência empresarial.

Além disso, com um bom planejamento financeiro é possível identificar o lucro advindo da margem de lucro. Havendo lucro a mais, esta quantia pode integrar a reserva de emergência. Deste modo, as análises financeiras permitem visualizar como andam as finanças enquanto as projeções procuram visualizar o cenário no futuro próximo. E é graças a estas duas ferramentas que o planejamento financeiro pode ser melhor executado e o fundo de emergência pode ser alimentado.

Diminua os custos

Não é viável cortar custos de uma empresa de forma que atrapalhe, dificulte ou impeça as operações do dia a dia. Entretanto, procurar aumentar a receita pode levar à redução de custos. Ou, então, otimizar o pagamento de contas, aluguel e despesas de modo a obter descontos e evitar multas pode ser, também, uma boa maneira de diminuir despesas. Consequentemente, pode sobrar mais para o fundo de emergência.

Defina o valor e esteja aberto a reajustes

Por fim, para criar uma reserva de emergência, é preciso saber aproximadamente qual valor é necessário. Neste momento, vale a pena identificar imprevistos passados, qual o valor teria sido suficiente, e fazer ajustes com relação à realidade da empresa no momento. 

Do mesmo modo, ajustar o valor periodicamente é necessário para que a reserva de emergência caminhe de acordo com as despesas e o tamanho da empresa.