As melhores dicas para quem quer começar a investir em imóveis

Investir em imóveis - Fonte: Pexels

O investimento em imóveis no Brasil sempre foi considerado um dos melhores tipos de negócios, contanto com um ótimo retorno tanto como rendimentos extras como de subsistência. Entretanto, qualquer investimento hoje em dia demanda um pouco de conhecimento para que se possa aproveitar todas as oportunidades que o setor tem a oferecer. Confira a seguir algumas dicas para começar a investir em imóveis da maneira certa.  

Vale a pena investir em imóveis? 

Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é a junção de aspectos das negociações clássicas com a mais flexíveis. Ou seja, é possível ter a mesma segurança que uma poupança fornece, porém com os riscos do mercado de ações. Portanto, o setor imobiliário se torna um dos melhores investimentos disponíveis atualmente. Mas claramente é preciso entender um pouco como o investimento em imóveis funciona, por exemplo, não é apenas o tamanho que importa na hora de colocar o valor. Diversos fatores como localização, conservação, infraestrutura, condomínio, entre outros são considerados na hora de fechar o valor.  

3 maneiras de investir em imóveis  

Existem basicamente três formas principais de investimento no setor imobiliário: especulação, aluguel e aplicações.  

Especulação: nesse caso é comprado um imóvel e revendido, ou construído um imóvel com intuito de revenda no futuro. 

Aluguel: aqui ao invés de vender o imóvel, é feita a locação do mesmo para obtenção de uma renda mensal. 

Aplicações: as aplicações já são utilizadas por pessoas e empresários que não querem ou não tem o valor necessário para adquirir um imóvel ou construir. Assim, aplicações são feitas e os fundos são gerenciados pelas instituições.  

Melhores maneiras de investir  

Adquirir na planta 

Adquirir imóveis na planta, ou seja, antes da construção começar, é uma ótima forma de investimento e traz um retorno de até 30% para os investidores.  

Compra e revenda de terrenos 

Manter um terro apresenta um dos menores custos de manutenção e garante uma boa valorização se o vendedor souber esperar. Os terrenos geralmente contam com índices altos de valorização, principalmente dependendo da localização.  

Usados 

Algo muito comum para quem gosta de trabalhar com reformas e restaurações é justamente a compra de imóveis usados. Dependendo do imóvel, uma pequena reforma já pode trazer uma boa valorização. Mas geralmente esse tipo de investimento é mais recomendado para quem conhece mais do ramo e tem experiencia de mercado para saber escolher os imóveis usados que realmente valem a pena.  

Quer saber como avaliar um imóvel? Não deixe de conferir como realizar uma boa avaliação de imóveis